Hoje, dia 08 de março comemoramos o dia internacional da mulher. Para não deixar a data passar em branco, decidimos fazer um Top 10 especial sobre aquelas que consideramos as melhores personagens do mundo da ficção.
Caso achem que esqueci alguém, fiquem a vontade para citar outras personagens e discordar da lista.
10 – Tempestade (Ororo Munroe)
Uma das poucas super-heroínas negras, em qualquer mídia, possui mãe queniana e pai americano. Ororo descende de uma linhagem de sacerdotisas e é adorada como uma deusa por algumas das tribos do Quênia.
Se juntou aos X-Men, se tornando uma das principais integrantes do grupo e chegando inclusive a liderá-los. Tempestade é conhecida por sua capacidade de controlar o clima.
Tempestade não quebra somente o paradigma de poucas mulheres entre os heróis dos quadrinhos, mas também em relação aos negros. Por quebrar estes paradigmas e também por sua forte liderança e personalidade, não podia deixá-la fora deste Top 10.
09 – Claire Underwood
Quem assiste House Of Cards sabe muito bem que Claire não é flor que se cheire e embora tenha um caráter um tanto quanto duvidoso é inegável tratar-se de uma mulher muito inteligente e calculista. No mundo da política, que é extremamente machista, Claire foi peça fundamental para a ascensão política de seu marido Francis, simplesmente o presidente dos EUA.
Além disso, determinada e ambiciosa como poucos, ela demonstra ter luz própria, não ficando encoberta pela sombra de um marido poderoso, muito pelo contrário, Claire Underwood mostra-se tão ou mais capaz que o mesmo – seja para o bem ou para o mal.
08 – Princesa Leia
Irmã gêmea de Luke Skywalker, Leia é umas mais importantes personagens do universo deStar Wars.
Mesmo tendo sido criada pela família real, ela nunca se esquivou de lutar contra o que julgava injusto. Assim, se juntou a Aliança Rebelde na luta contra o Império, sendo o fator de motivação para que Luke também ingressasse na luta.
Num universo relativamente machista, onde poucas mulheres tomavam decisões mais firmes e lutavam por seus ideais, Princesa Leia com certeza representava um sopro de ar fresco.
07 – Daenerys Targaryen
Crônicas de Gelo e Fogo é uma obra repleta de mulheres fortes e carismáticas. Entretanto, Daenerys se tornou uma personagem mais icônica e com maior destaque frente às demais.
Após passar boa parte da vida fugindo daqueles que assassinaram e destronaram seu pai (um rei louco e tirano), ela conviveu com um irmão que faria de tudo para retomar o reino, inclusive não hesitaria em usá-la de qualquer forma que fosse necessária.
Daenerys não teve uma vida fácil, além do irmão abusivo, perdeu seu marido e a capacidade de gerar filhos. Porém, ganhou uma forma de lutar pelo reino que julga ser seu de direito.
Apesar de ter tudo para deixar o poder subir a sua cabeça, essa jovem nunca permitiu que isto acontecesse, prezando pela justiça e o pelo direito de liberdade de todos os homens.
06 – Hermione Granger
Harry Potter foi uma das mais famosas e bem sucedidas séries de livros de todos os tempos. A história do jovem bruxo que encontra seu lugar no mundo, molda seu caráter ao lado de seus amigos e deve combater o mal se tornou um clássico infanto-juvenil.
Contudo, devemos considerar que boa parte dos feitos de Harry se devem a inteligência, perspicácia e companheirismo de Hermione. Apesar de Ron Weasley ser o melhor amigo de Harry, foi Hermione que sempre se manteve ao seu lado, inclusive nos momentos mais difíceis. Além disso, sempre que a situação mais apertava ela era a pessoa a quem recorriam, aquela que normalmente saberia qual o próximo passo a seguir.
05 – Sarah Connor
Em O Exterminador do Futuro e Sarah Connor Chronicles, Sarah Connor é mãe daquele que deve liderar a Resistência Humana contra as máquinas, que dominarão o mundo.
Ao longo de dois filmes, vemos a transformação de uma jovem estudante de 19 anos para uma mulher forte e determinada a proteger seu filho acima de tudo, não importando para ela o fato de quem ele será no futuro, mas sim em cumprir sua obrigação de mãe, que é amá-lo e garantir sua segurança.
Por representar o que uma mãe é capaz de fazer por seu filho, Sarah Connor ganhou um lugar ao sol neste Top 10.
04 – Sailor Moon (Serena Tsukino)
Serena (Usagi na versão japonesa) era uma adolescente de 14 anos perfeitamente normal. Um tanto quanto preguiçosa, desleixada e um pouco mimada, ela passa por uma reviravolta em sua vida ao salvar uma gata que estava sendo maltratado por um grupo de garotos. Entretanto, a gata demonstra ser mais do que aparenta e acaba por lhe dar poderes e a incumbência de proteger o mundo, com isso ela assume a identidade da heroína Sailor Moon.
Com o passar do tempo suas melhores características são ressaltadas, Serena demonstra ser capaz de acreditar no que há de melhor nas pessoas e também não hesita em se sacrificar para salvar aqueles que ama.
A história de Sailor Moon se tornou um extremamente popular, sendo um dos mangás voltados para garotas mais famosos e vendidos em todo o mundo. Tamanho o sucesso, o mangá ganhou versões em anime, live action e um musical.
03 – Lara Croft
Em 1996, surgiu o game Tomb Raider, que nos apresentava a personagem Lara Croft, uma espécie de Indiana Jones mulher. Contudo, ao longo de diversos jogos passamos a ver mais na personagem do que apenas semelhanças com Indiana Jones.
Lara, apesar de rica e pertencer a uma família aristocrata, tem um passado difícil, sobrevivendo a um acidente de avião aos 9 anos, que resultou na morte de sua mãe. Ao 21 anos, foi a única sobrevivente de um naufrágio, em um incidente que moldou definitivamente sua personalidade.
O Guinness Book listou Lara Croft como a personagem do sexo feminino mais famosa de todos os tempos. Além disso, constantemente é listada entre os maiores personagens de games, incluindo todos os tipos de personagens.
O impacto da personagem na cultura pop é tão grande que levou a produção de filmes em Hollywood e também uma série de quadrinhos.
02 – Mulher Maravilha (Princesa Diana de Themyscira)
Quando pensamos numa super-heroína, qual o primeiro nome que nos vem a cabeça? Dificilmente será outro que não a Mulher Maravilha.
Diana é filha de Hipólita, rainha das Amazonas, e foi criada a partir de uma imagem de barro, que recebeu vida e foi presenteada com poderes por 5 Deusas do Olimpo. Quando adulta, foi enviada para o mundo dos homens afim de enfrentar Ares, Deus da Guerra, e espalhar uma mensagem de paz.
A personagem surgiu em 1941 e foi a primeira heroína da DC, representando um marco nos quadrinhos, pois finalmente surgia uma mulher capaz de se impor perante aos super-heróis homens. O sucesso foi tamanho que a personagem ganhou uma série de TV em meados da década de 70.
Por ser uma precursora dentre as heróinas e, possivelmente, a mais famosa dentre elas, a Mulher Maravilha merece citação em qualquer ranking deste tipo.
01 – Buffy Summers
Conforme disse anteriormente, ao descrever a personagem Willow Rosenberg, ‘Buffy: A Caça Vampiros’ é considerada uma das melhores séries de TV de todos os tempos e um marco na carreira de Joss Whedon.
Na série, surge uma Caçadora de Vampiros a cada geração, e assim que esta morre, outra é instantaneamente “ativada”, assumindo assim o posto. Buffy Summers é justamente uma caçadora.
Durante suas 7 temporadas e continuação nos quadrinhos, Buffy revelou ser uma personagem que vive no limiar entre querer ter uma vida normal e se resignar ao seu dom, seu chamado. Por isso, ela é uma personagem tão interessante.
O ponto forte da série é traçar um paralelo entre as experiências normais vividas por uma adolescente e jovem adulta com a responsabilidade de salvar a vida de inocentes e, muitas vezes, o próprio mundo como o conhecemos.
Enquanto Peter Parker é o maior exemplo de super-herói humano que temos, Buffy é o exemplo máximo dessa representação de super-heroína. Afinal, ela passa pelos problemas comuns a todos, mas nem por isso desiste de sua vocação, ela enfrenta de frente todos os problemas que surgem e cada vez se torna mais forte e ciente do quanto é importante para os outros.