Muita gente adora detonar o filme do Demolidor, mas poucos param para explicar exatamente onde estão os erros que fizeram o filme ser mal visto ao longo dos anos. Tentarei aqui explicar os pontos que, na minha opinião, resultaram num longa que definitivamente não fez jus as minhas expectativas, mas não fecharei os olhos para os aspectos positivos do filme.

 

O tom do filme

O Demolidor certamente é um dos heróis mais sombrios do Universo Marvel, sendo inclusive um dos poucos que chega a matar os criminosos. Normalmente suas melhores histórias seguem o mesmo tom.

O filme, em boa parte, adotou uma atmosfera bem mais light do que o que vemos nos quadrinhos, chegando a beirar o brega em algumas sequências, como por exemplo a luta entre Matt Murdock e Elektra numa praça diante de diversas pessoas.

Em alguns momentos até tentou-se trazer o tom mais pesado, contudo o personagem não navega tão bem entre essas mudanças como alguns outros como Homem-Aranha e Homem de Ferro.

 

Cenas de ação

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=au3EtZEla5Y&list=PLO4zbqlgtkRNmYXcQrNl_gG2NheSlRc0r]

Filmes de heróis costumam ser repletos de cenas de ação, portanto é necessário um trabalho especial nestas tomadas, uma vez que representam boa parte do filme. Em Demolidor as cenas são bem inconsistentes, algumas exagerando no óbvio uso de cabos e outras mesclando bem ataques soturnos com sombra e luz.

Quando num mesmo filme você se depara com tamanha diferença, as cenas ruins tendem a ficar ainda piores uma vez que pouco tempo antes você viu algo bem melhor sendo representado na mesma película.

 

Elenco

elenco demolidor

Contando com nomes de peso e já consagrados (Ben Affleck, Colin Farrell, Jennifer Garner e Michael Clarke Duncan), certamente era esperado que o filme entregasse pelo menos alguma atuação marcante, mas não foi o que aconteceu. Praticamente todos os atores alternam momentos de caricaturas de Hqs com outros de verdadeira atuação. Alguns passam mais tempo como caricaturas do que outros, o personagem Bullseye certamente foi o que mais me incomodou…

O filme ter tido inexplicáveis mudanças de tom ao longo de seus 133 minutos com certeza é o fator primordial para as atuações tão conflitantes.

 

Veredito

Se você adora culpar Ben Affleck pelo fracasso do filme, não encontrará em mim alguém que compartilha da mesma opinião, pois acho que o ator teve performance consistente com seus colegas de elenco.

No fim das contas, por pura ironia, a única coisa consistente no filme foi sua permanente inconsistência. Talvez tenham existido conflitos entre a visão do diretor e dos produtores e muita coisa tenha sido alterada ao longo do caminho. Mas, fato é que a falta de uma visão linear foi o que mais prejudicou um longa que, pelo elenco formado, tinha tudo para ser um bom filme.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui