mandarin

Homem de Ferro 3 estreou nos cinemas e finalmente veremos Tony Stark enfrentar seu mais famoso inimigo: o Mandarim. O personagem fez sua primeira aparição nos quadrinhos em Tales of Suspense 5o, daí para frente não parou mais e tornou-se o nêmesis do Homem de Ferro.

Aproveitando o momento, resolvemos fazer essa matéria contando mais sobre o personagem nas HQs (listado como o 81° maior vilão dos quadrinhos pela IGN): sua origem e poderes.

Caso você já tenha assistido ao filme e esteja mais interessado em um comparativo entre o personagem nas HQs e no filme, confira aqui.

 

  • Origem

Mandarim é o filho de uma nobre inglesa e um dos homens mais ricos da China pré-revolução, que também dizia ser ancestral de Genghis Khan, porém perdeu seus pais pouco depois de completar 1 ano, com isso, acabou sendo criado por sua tia (uma pessoa altamente amarga em relação ao mundo).

Ao atingir a maioridade toda sua herança já havia ido para o espaço, fruto da Revolução Comunista na China, entretanto grande parte já havia sido gasta treinando-o em combate e nos ensinamentos científicos. Mergulhado na pobreza, ele e sua tia foram despejados pelo governo, quase imediatamente a este fato sua tia faleceu, mas já endurecido por todo seu treinamento, Mandarim não manifestou qualquer emoção.

Buscando restaurar sua antiga posição de poder, decidiu explorar o Vale dos Espíritos, local onde nenhum homem ousara ir em séculos. Lá, acabou se deparando com o esqueleto e a nave de um alienígena. Durante anos estudou a tecnologia extraterrestre até dominá-la, aprendendo também a utilizar os 10 anéis que pareciam funcionar como força propulsora da espaçonave.

Após dominar a tecnologia, Mandarim passa a ser um conquistador, subjulgando todas as vilas ao redor do Vale e rapidamente sendo um inimigo que nem mesmo o exército chinês foi capaz de fazer frente.

homem de ferro x mandarim

  • Poderes

Mandarim é um mestre nas artes marciais, sendo inclusive capaz de controlar o fluxo de sua energia Chi, fazendo com que a energia seja canalizada para seus golpes, tornando-os mais fortes.

Além disso, sua principal fonte de poder está nos 10 anéis alienígenas, cada um com um tipo diferente de poder:

Anel 1 – Rajada de gelo (pode criar uma rajada de ar frio capaz de congelar tudo o que toca);

Anel 2 – Intensifica sua habilidade mental (proporciona telepatia, habilidade de criar ilusões, controle mental e ler mentes);

Anel 3 – Rajada de eletricidade (permite manipular e criar eletricidade);

Anel 4 – Rajada de fogo (faz com que o usuário possa criar um raio de calor e também manipule radiação);

Anel 5 – Luz branca (manipula energia eletromagnética para controlar máquinas, gravidade e permitir o teleporte);

Anel 6 – Luz negra (faz com que o Mandarim controle toda forma de escuridão, dando forma para que seja usada em ataques);

Anel 7 – Raio de desintegração (raio que separa as moléculas e faz com que o alvo desintegre);

Anel 8 – Vortex (ajuda o Mandarim a criar todas as formas de gases, alguns dos quais o ajudam a levitar);

Anel 9 – Rajada de Impacto (permite a manipulação de raios sônicos);

Anel 10 – Faz com que Mandarim controle móleculas (dá a habilidade de telecinese, possibilita a modificação de forma e permite a manipulação de partículas).

mandarin 2

  • Filme

Ainda não se sabe que tipo de abordagem darão ao personagem, porém com tudo o que foi mostrado em Os Vingadores, o Universo Marvel foi ampliado de tal forma que tornou possível utilizar algo bem próximo aos quadrinhos. Afinal, já vimos a tentativa de invasão por parte de um exército alienígena através de um portal dimensional! Perto disso, dominar tecnologia alienígena fica parecendo algo banal.

Contudo, se fomos analisar friamente todas as habilidades dos poderes dos anéis, fica complicado que um personagem tenha acesso a tudo isso e que essas habilidades sejam bem trabalhadas em tão pouco tempo. Agora só nos resta esperar para ver o que vai ser feito.

4 COMENTÁRIOS

  1. Acabaram com o Mandarim no filme, e substituiram por um outro vilão (Aldrich Killian), com muito menos “sal”. Mandarim foi transformado em palhaço, teria sido um vilão com muito mais pontecial a ser explorado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui