Longa Iraniano indicado para concorrer ao Oscar. O filme ganhou em duas categorias no Festival de Veneza em 2020. Agora, estará disponível para compra e aluguel nas principais Plataformas Digitais.
Crianças do Sol, é um longa dramático, que critica o capitalismo, as grandes empresas, o trabalho infantil, política e investimentos nas escolas. Dirigido por Majid Majid, pioneiro iraniano a ser indicado ao Oscar em 1999, pelo filme Filhos do Paraíso; agora em seu mais novo trabalho, tem audácia de mostrar grandes temas que são o “câncer” da sociedade, principalmente em países não desenvolvidos.
Mostrar as grandes marcas do capitalismo, logo no início da trama já nos mostra que o filme tem um pensamento crítico/político do mundo capitalista, e principalmente da exploração de crianças. O longa levanta a bandeira aos direitos das crianças, se mostra contra ao trabalho escravo de crianças, sendo os principais pontos da trama. É perceptível que o filme se propõe em ser um drama, passando aquela angustia ao expectador quanto a realidade de muitos países. Onde a própria escola tem política, falta de investimentos e pessoas que só pensam em sua grandeza e não na educação de fato.
Protagonizado por crianças locais, o longa trata a história do jovem Ali (Roohollah Zamani) e seus amigos. Para sobreviver e sustentar as suas famílias, em um contexto onde cada personagem tem realidades complexas, eles vivem entre bicos e furtos. Quando descobrem a existência de um tesouro, escondido dentro de um túnel, decidem fazer de tudo para conseguirem o que querem, inclusive se matricular em uma escola. A escola é a principal fonte de acesso ao túnel, isso nos mostra até onde a ambição humana pode ir por conta de um tesouro ou algo de extremo valor. A grande questão até que ponto a ganância ela é recompensadora; essa é a grande pergunta do filme. Segundo o diretor Majid Majid, a situação enfrentada pelos meninos do filme é a realidade de pelo menos 152 milhões de crianças da região, que trabalham para sustentar suas famílias.
O filme já está disponível nas Plataformas Digitais para compra e aluguel, nas versões legendadas e dubladas: Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. A produção fora escolhida pelo Irã para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar em 2021.