Os videogames ganharam o protagonismo do entretenimento digital, seja aqui no Brasil ou em qualquer parte do mundo. É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar dos consoles da Sony ou da Nintendo. Contudo, a consolidação desse mercado por aqui não foi fácil, e a Microsoft teve um papel fundamental nisso. Em entrevista recente, Guilherme Camargo, antigo diretor de marketing da empresa, contou alguns detalhes da chegada do Xbox 360 no país, e como o produto foi fundamental para construir a estrutura que existe hoje. Uma visão diferente para esse setor bilionário que só cresce.


Lançado em 2005 no Brasil, o Xbox 360 foi a segunda geração do console, mas a primeira que chegou de forma oficial no país. A dificuldade de entrar no mercado nacional foi o principal motivo para a Microsoft trabalhar dessa maneira, e isso já explica alguns problemas neste início do mercado dos video games. Foram vendidos mais 9 milhões do Xbox 360 aos brasileiros, um número que pode parecer pequeno, mas que foi importante para um setor ainda fechado.


O ex-diretor de marketing da Microsoft Brasil, Guilherme Camargo, conversou com a Betway Insider sobre essa época e exaltou a importância do console da empresa. Ele explicou que o lançamento em 2005 foi muito complicado, e que existiu um grande sofrimento para conseguir bons números de vendas. O preço do console no mercado oficial era 40% acima do paralelo. Porém, ele explica que essa coragem da Microsoft foi importante para mudar a forma de pensar do consumidor, e ajudou bastante na consolidação que existe atualmente. Guilherme acredita que o Xbox 360 foi o console que transformou os games em uma categoria, e fez um produto voltado para diversão se transformar em uma indústria gigante de entretenimento.

Além disso, o console da Microsoft foi um dos primeiros a funcionar como uma cadeia produtiva, onde a importância do produto não era apenas na venda, mas em toda a experiência ao redor de um videogame. Essa mudança no mercado é evidente, pois o setor funciona como uma indústria gigante no Brasil atualmente, e rende cerca de US$ 2 bilhões anuais em faturamento para empresas nacionais e internacionais.


Menos impostos e mais lucros

A única maneira que a Microsoft encontrou para vender os consoles no Brasil foi buscando baixar o preço nas vendas. O antigo diretor de marketing conta que aconteceram diversas conversas com os órgãos públicos, e isso resultou na fabricação dos consoles na Zona Franca de Manaus, uma das primeiras fora da China. Essa mudança possibilitou uma redução nos impostos e um Xbox 360 com preços mais acessíveis. Foi aí que o mercado começou a se transformar no país.

O artigo da Betway, site de eSports bets, mostra na entrevista com Guilherme Camargo que isso não foi o suficiente para acabar com o mercado paralelo. Entretanto, foi um passo importante para aumentar as vendas e fazer a Microsoft olhar com bons olhos para os consumidores brasileiros. Isso foi algo que beneficiou outras empresas, como a Sony e a Nintendo, além dos criadores de jogos eletrônicos.

Outro aspecto importante é o uso de novas tecnologias para valorizar os produtos originais. Além de oferecer atualizações e serviços mais completos, o acesso dos consoles à internet também facilitou no banimento de produtos vindos do mercado paralelo. O resultado disso é visto hoje, onde os produtos originais dominam totalmente o setor, e essas alternativas não são mais um problema grave para os desenvolvedores.

Futuro promissor

Após esse início mais conturbado, o que é normal para um setor em crescimento, os videogames conseguiram se consolidar e atualmente possuem uma grande expectativa para o futuro. Segundo a revista Forbes, o ano de 2022 promete ser um dos mais lucrativos para os jogos eletrônicos, com um faturamento mundial ultrapassando os US$ 200 bilhões.

Algo que deve refletir no Brasil, pois o nosso mercado é um dos que mais consome esses produtos atualmente. O mercado paralelo sempre foi um problema na América do Sul, e mesmo assim algumas empresas conseguiram superar isso para criar uma indústria lucrativa. A entrevista com Guilherme Camargo mostra como a Microsoft teve um papel fundamental nisso, principalmente com o Xbox 360. O mercado nem sempre funciona de maneira simples, e arriscar é algo necessário.

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