No dia 25 de novembro o público poderá embarcar em uma viagem à Colômbia com “Encanto”, a mais nova animação da Walt Disney Animation Studios. O filme conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive em um vilarejo nas montanhas do país, em uma casa mágica conhecida como Encanto.

A estreia do novo filme registra um aniversário de destaque para a Walt Disney Animation Studios: é o 60º longa-metragem do lendário estúdio de animação, que fez sua estreia nas telonas com Branca de Neve e os 7 Anões, lançado em 1937. Encanto é inspirado na cultura, nas tradições, no povo, na geografia, na flora e fauna da Colômbia. Como parte do processo de desenvolvimento do filme, os cineastas viajaram para a Colômbia e visitaram Bogotá, Cartagena, Barichara, Salento, Palenque e o Valle de Cocora. Lá descobriram a beleza diversa, vibrante e exuberante do país, que foi o ponto de partida para a criação do universo de Encanto. Além disso, a equipe reuniu um grupo de consultores que recebeu o nome de Fundo Cultural Colombiano, que incluía especialistas em antropologia, vestimenta, botânica, música, idioma, arquitetura e outros aspectos do país.

O novo filme original apresenta Stephanie Beatriz (da aclamada série Brooklyn 99) como a voz em inglês de Mirabel, uma jovem de 15 anos que luta para encontrar seu lugar na família. O elenco de voz original (em inglês) também María Cecilia Botero como Alma, a avó de Mirabel, também conhecida como Abuela; Angie Cepeda e Wilmer Valderrama como os pais de Mirabel, Julieta e Agustín; e Diane Guererro e Jessica Darrow como as irmãs de Mirabel, Isabela e Luisa. Também emprestam suas vozes Carolina Gaitán e Mauro Castillo como os tios de Mirabel, Pepa e Félix; e Adassa, Rhenzy Feliz e Ravi Cabot-Conyers como os primos de Mirabel Dolores, Camilo e Antonio, respectivamente. 

O filme apresenta canções inéditas do vencedor do Emmy®, GRAMMY® e Tony Award® Lin-Manuel Miranda (Hamilton, Moana) – que tem o dom de reunir em canções de poucos minutos ideias complexas, emoções tocantes, ritmo e letras “chiclete”- e é dirigido por Byron Howard (Zootopia) e Jared Bush (co-diretor de Zootopia), co-dirigido por Charise Castro Smith (roteirista de The Death of Eva Sofia Valdez) e produzido por Clark Spencer e Yvett MerinoBush e Castro Smith são os roteiristas do filme. Os cineastas ficaram profundamente inspirados por sua viagem de pesquisa à Colômbia durante o desenvolvimento inicial de Encanto, bem como por seu trabalho contínuo com um grupo de consultores especializados reunidos ao longo da produção do filme.

Mirabel lida com o fato de não se sentir especial por não ter nenhum dom e com esta premissa que Encanto ganha o público adulto ao provocar uma reflexão sobre o quanto comparar-se com outras pessoas é um hábito que pode se tornar perigoso, ao mesmo tempo em que entretém as crianças com um visual mágico e personagens cativantes. Cada um dos personagens traz um paralelo com o mundo real através de seus poderes mágicos, mas o mais interessante talvez seja a situação de Bruno, membro da família que foi banido e cujo poder, de prever o futuro, ninguém quer falar muito sobre porque sentem que há algo de sombrio nessa habilidade. Além disso, as irmãs de Mirabel ganham destaque especial: Luisa (Jessica Darrow) e Isabela (Diane Guerrero) têm os melhores números musicais que fazem cair qualquer barreira que poderia existir entre elas e o público, ou entre elas e Mirabel.

O coração de Encanto é, sem dúvida, a extraordinária família Madrigal, que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em um vilarejo vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. O carisma deste divertido clã conquistará o público. Encanto é, antes de tudo, uma história sobre as famílias, que explora as relações inspiradoras e às vezes complicadas dentro delas, especialmente aquelas em que várias gerações vivem juntas na mesma casa. O legado cultural da Colômbia que serviu de inspiração para o filme também inclui o realismo mágico, um tipo de narrativa em que o mítico ou peculiar é apresentado como cotidiano. Sem dúvida, há muita magia, e ela é expressa de várias maneiras. Por um lado, é evidente através de elementos como os dons que os membros da família possuem, como o dom da força de Luisa, a irmã de Mirabel, ou o dom de controlar o clima com as emoções, como faz Pepa, a tia de Mirabel. A magia também se revela nas qualidades fantásticas da “Casita”, a cada onde vivem os Madrigals, e está, naturalmente, fortemente associada aos próprios lugares naturalmente maravilhosos da Colômbia, onde a paisagem está repleta de possibilidades extraordinárias.

Encanto traz uma abordagem mais direta de um tema universal, coroado com músicas viciantes sendo um potencial candidato para disputar com Luca (também da Disney/Pixar) no posto de melhor animação na próxima temporada de premiações.

Ficha Técnica:

  • Duração: 105 min
  • Diretor: Jared Bush, Charise Castro Smith e Byron Howard
  • Distribuidora: Walt Disney
  • Gênero: Animação  
  • Classificação: Livre
  • Estreia: 25/11/2021

ENCANTO da Walt Disney Animation Studios conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.

O filme apresenta canções inéditas do vencedor do Emmy®, GRAMMY® e Tony Award® Lin-Manuel Miranda (HAMILTON, MOANA) e é dirigido por Byron Howard (ZOOTOPIA, ENROLADOS) e Jared Bush (codiretor de ZOOTOPIA), co -dirigido por Charise Castro Smith (roteirista The Death of Eva Sofia Valdez) e produzido por Clark Spencer e Yvett Merino. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui