Resenha Crítica | Enola Holmes

0
2280

Enola Holmes é mais um filme adquirido pela Netflix, que deixa claro o interesse da gigante de streaming em possuir uma franquia que possa chamar de sua.

Estrelado por Millie Bobby Brown, com Henry Cavill e Helena Bonham Carter no elenco, o filme é baseado na série de livros homônima de Nancy Springer, na qual acompanhamos a juventude da irmã mais nova do icônico detetive Sherlock Holmes. O filme adapta o primeiro livro, mas toma diversas liberdades, não seguindo muito de perto o material original.

Nós somos apresentados a Enola, que ganha vida em performance inspirada de Millie Bobby Brown, e temos destacado todo seu relacionamento com a mãe, Eudora Holmes. Dessa forma, causa espanto que na manhã de seu décimo sexto aniversário sua mãe tenha simplesmente desaparecido.

Essa é a deixa para ingressarmos mais a fundo na mente de Enola e termos desenvolvida sua relação com os irmãos mais famosos: Mycroft, e especialmente Sherlock, que traz uma interpretação diferenciada de Henry Cavill no papel. Além, é claro desse mistério ser a força motriz que direciona boa parte da trama.

Ao longo do caminho, além de se deparar com um possível novo mistério, Enola também se choca com os padrões impostos pela sociedade para com as mulheres. Acreditando que não deve ser limitada por ninguém, a jovem passa a trilhar seu próprio caminho. Nesse ponto, o longa passa uma importante mensagem de igualdade.

A narrativa é bem simples e direta, afinal estamos diante de um filme destinado para o público infanto-juvenil. Além disso, nossa protagonista quebra também a quarta parede, interagindo com o espectador e o convidando para participar mais ativamente da resolução dos mistérios.

Contudo, ainda que o filme acerte para com seu público-alvo, fica devendo na resolução do mistério inicial e o deixa cedo demais em segundo plano, em detrimento de outro não tão interessante.

No final, o saldo é positivo graças a mensagem, o espírito de aventura bem capturado e as interpretações marcantes de Millie Bobby Brown e Henry Cavill.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui