Gregório Duvivier, Fernanda Gentil, Alexandra Gurgel, são algumas das personalidades confirmadas

Os fãs muitas vezes fazem verdadeiras loucuras para se aproximar dos seus ídolos.

Na Bienal do Livro Rio não é diferente, apesar deles estarem sempre a poucos palmos de distância da plateia. Filas para garantir selfies e autógrafos, euforia e muita emoção fazem parte da programação de quem vai ao evento buscando um contato mais próximos com seus autores favoritos, youtubers, atores, músicos e booktubers. Do outro lado não é diferente. Thalita Rebouças, autora de livros juvenis, espera ansiosa pela Bienal para ficar pertinho dos seus leitores:

É o momento de olhar nos olhos deles, ouvir o que têm a me dizer, conhecê-los. Esse contato é muito rico”, diz ela.

Nesta edição a escritora dedicou mais de três horas seguidas a autógrafos, fotos, conversas, beijos e abraços. Até domingo, 8 de setembro, dezenas de ídolos ainda passarão pelo maior festival literário do Brasil. Portanto, a sugestão é olhar a programação oficial da Bienal e das editoras favoritas para não perder essa oportunidade. Depois, só daqui a dois anos.

Euforia

Desde sexta-feira, 30 de agosto, gritos de alegria ditam o tom do evento. Crianças, jovens e adultos correm para garantir uma oportunidade de eternizar a emoção de encontrar aqueles que os impactam nas redes sociais ou nas páginas dos livros. Lorena Baeta, 12 anos, é uma delas. Inquieta, a adolescente abraçava o livro da youtuber Luara Fonseca enquanto esperava em uma fila, nesta terça-feira, 3, com uma multidão de meninas.

“Sou muito fã do trabalho que ela faz, de tudo que ela me ensinou. Eu a amo”, declarou a menina.  Ao seu lado, Maria Fernandes Peres, também com 12 anos, tentava a todo custo chamar atenção da influenciadora digital e, emocionada, mal conseguia falar quando chegou perto da ídola: “Era o meu sonho conhecer”, disse.

Personalidades como Luara são comuns no Brasil, que representa o segundo maior mercado mundial de influenciadores digitais. No ramo literário e fora dele, por exemplo, Thalita Rebouças arrasta uma multidão de fãs por onde passa.:

“Eles são intensos, genuínos e sinceros. Nunca quero deixar de escrever para eles. Formar leitores é algo que me orgulho muito”, revela a autora.

O escritor e jornalista Filipe Vilicic afirma que os fenômenos da internet se tornaram os principais influenciadores da juventude brasileira:

“A ascensão dessas personalidades influencia no comportamento, na cultura e na formação moral e ética dos jovens”, explica o autor de O clube dos Youtubers (editora Gutenberg).

Programação diversificada marca semana de debates

Essa semana, quebrando as barreiras virtuais, a Bienal recebe para um bate-papo com Fernanda Gentil e Thalita Rebouças, nesta quarta-feira, 4/9, às 17h. No mesmo dia, Xico Sá, Maria Ribeiro e Gregorio Duvivier falam com o público sobre literatura, às 19h; ao mesmo tempo em que o jornalista Zeca Camargo recebe os cantores Martinho da Vila e Elza Soares para falar de política, racismo, feminismo, violência e literatura.

Quem gosta do universo HQ, além de mangás e animes não pode perder o Encontro com Autores desta quarta (4), às 15h, com o japonês Makoto Tezuka e o rei dos quadrinhos brasileiros, Mauricio de Sousa, no Auditório Madureira.

Para os gamers, que não poderiam ficar de fora: na quarta (4), às 13h, o gamer Bruno Ph autografa o livro “Playhard: Play em nível hard” no Pavilhão Verde. O jogador Gelli Clash, por sua vez, lança o livro “Do papel ao play: Minha história no Y” pouco depois, às 15h, no mesmo pavilhão.

No Pavilhão Infantil Pela Estrada A Fora, os adolescentes do Lona na Lua – projeto social de Rio Bonito – se apresentam diariamente, às 11h, 13h15, 14h30, 15h45 e 17h15. Vestidos de seres da Floresta, eles encantam com performances circenses, dramatização, malabares e muita música. Há ainda contação de histórias e oficinas

Na programação de quinta-feira, 5/9, às 13h, Marisa Lajolo e Pedro Bandeira conversam sobre as obras de Monteiro Lobato. Às 18h, Antonio “Kibe” Tabet, criador do Porta dos Fundos conversa com o autor Filipe Vilicic, sobre revolução midiática.

Na sexta-feira, 6/9, a premiada escritora Ruth Rocha – autora de clássicos como Marcelo, Marmelo, Martelo – celebra seus 50 anos dedicados aos livros para crianças, numa conversa com a escritora Luciana Sandroni e com a pesquisadora e escritora Ninfa Parreiras, às 15h. Os padrões de beleza feminino são debatidos com Mariana Xavier e a influenciadora digital Alexandra Gurgel, às 17h. Os pensadores Mario Sérgio Cortella e Luiz Felipe Pondé discutem o conceito de Felicidade, às 19h.

Nomes como Lázaro Ramos (ator), Bruno Playhard (Youtuber) Bic Muller (influciadora digital), Fabricío Carpinejar (autor), Mulher Pepita (cantora) e Akapoeta (poeta) também marcam presença.

Confira a programação completa no site da Bienal do Livro Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui