As histórias originais do Máskara, que deram origem ao cultuado filme estrelado por Jim Carrey e desencadearam uma das maiores franquias da cultura pop, finalmente chegam ao Brasil em uma edição à altura dos sonhos mais loucos dos fãs de um dos maiores ícones dos anos 1990. Uma misteriosa máscara comprada em um antiquário pelo neurótico Stanley Ipkiss lhe concede os poderes ilimitados de um personagem de desenho animado.

Longe de ter o comprometimento de um autêntico super-herói, Stan prefere se dedicar a uma vingança pessoal que custará sua sanidade e o colocará em uma violenta rota de colisão com a polícia e a máfia, repleta de caos homicida, loucura e explosões. Tudo piora quando a estranha máscara começa a passar de mão em mão, e cada um de seus portadores tem um destino diferente para seus incríveis poderes.

O Máskara foi criado em 1982 por Mike Richardson, que viria a fundar a editora norte-americana Dark Horse, em 1986. Antes de a dupla John Arcudi (roteirista) e Doug Mahnke (ilustrador) “pegar emprestada” a criação para desenvolver as histórias presentes nesse encadernado, o personagem apareceu em um fanzine, em 1985, e em algumas edições da revista Dark Horse Presents, em 1987, porém, com grandes diferenças.

A versão preliminar, além de ser chamada de The Masque (em vez de The Mask) e ser em preto e branco, com arte de Mark Badger, mostrava um assassino que recebia poderes ao usar uma máscara parecida com uma caveira, e não tinha o humor acentuado característico da releitura caricata que depois o consagrou. Em 1988, Richardson decidiu redefinir o personagem e chamou o artista Chris Warner para conceber seu visual definitivo, e a dupla Arcudi/Mahnke para criar novas histórias.

As três minisséries reunidas no volume da editora Pipoca & Nanquim são consideradas a fase áurea do personagem e serviram de base para o roteiro do filme: O Máskara (1989-1991), O Retorno do Máskara (1992-1993) e O Máskara Contra-Ataca (1995). Até hoje, o Máskara é uma das franquias mais rentáveis da Dark Horse, e está entre as que mais contribuíram para transformá-la em uma das principais editoras da indústria norte-americana de quadrinhos.

Ficha técnica:

  •  Formato 17 x 26 cm
    Capa dura com verniz localizado
    380 páginas coloridas
    Miolo em papel couché brilho 90 g/m²
    R$ 84,90

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui