Banco volta a atuar como host dos frequentadores com Arena própria, shows exclusivos, brindes, serviços e muito conteúdo para os fãs de música.

Sair de sua bolha, buscar o diálogo, as novidades e, acima de tudo, as diferenças. Por meio de campanhas, ativações e atrações antes e durante o Rock in Rio, o Itaú Unibanco, patrocinador máster do maior festival de música e entretenimento do mundo, quer incentivar todo o público que vai acompanhar os shows dentro e fora da Cidade do Rock a usar a música como uma ferramenta de transformação com o conceito “Quem busca as diferenças se encontra”, materializado na hashtag #BusqueAsDiferenças.

Mais uma vez, uma trilha sonora especial embala o Itaú no Rock in Rio: “Somebody To Love”, da banda britânica Queen, que ganhou versão especial para o Itaú no filme “Notas”, destaque da campanha do banco. Criado pela agência Africa, o filme mostra pessoas de várias idades, origens e estilos – que talvez nunca se relacionariam – se abrindo para o novo e se surpreendendo com esses encontros. A música entra como uma ferramenta que impulsiona as conexões humanas a acontecerem, contagiando os demais a também se abrirem para as diferenças e experimentarem algo diferente.

“Acreditamos que a música tem o poder de aproximar as pessoas. Na campanha deste ano, queremos fazer um convite para que as pessoas busquem as diferenças umas nas outras,  celebrando o efeito transformador destes encontros. Em um momento tão polarizado, acreditamos que essa mensagem tem muito poder. Quando as pessoas se abrem para o diálogo, rompem suas bolhas e buscam o diferente, a música acontece”, explica Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.

Para começar a conversa antes dos shows e levar o público a conhecer sons diferentes que estarão nos diversos palcos do festival, o Itaú criou o “Contra-Algoritmo”,ferramenta feita em parceria com a Africa e integrada ao Spotify, – serviço de streaming de áudio mais popular do mundo. A ação visa incentivar as pessoas a descobrirem artistas que farão performances e shows no Rock in Rio e que normalmente não surgiriam como sugestões em suas contas no Spotify. Intuitiva, a experiência apresenta, após o login no aplicativo, os artistas e músicas mais ouvidos de acordo com o histórico do usuário.

  • Shows, atrações e fotos

Dentro da Cidade do Rock, o Itaú volta a atuar como host dos frequentadores do festival, oferecendo atrações exclusivas em sua Arena própria, shows surpresa, sombra, locais para descanso, espaços para fotos, e brindes – tornando a experiência na Cidade do Rock memorável. Com 400 m² e uma agenda de atrações bastante variada, promovendo o encontro das diferenças na música, a Arena do Itaú é um espaço aberto, democrático e interativo, de livre circulação.

A Arena promete animar o público do festival com a Banda Itaú, uma orquestra com 47 integrantes criada pelo banco para o Rock in Rio 2019, que terá apresentações em todos os dias. A orquestra é formada por pessoas de diferentes perfis, histórias, que tocam os mais diversos instrumentos – e conta ainda com nove bailarinos e um DJ. A música é a ponte que conecta todas essas histórias, fazendo com que tantas diferenças possam juntas atingir um resultado incrível.

Com uma regente percursionista, vozes predominantemente femininas (seis mulheres e dois homens entre os cantores) e os mais diversos instrumentos – desde guitarra e teclado até timbal, repique, bumbo, surdos, trombone, trompetes, tuba e saxofone – a orquestra vai tocar músicas de todos os estilos contemplados no Rock in Rio, entre artistas nacionais e internacionais.

  • Atrações já conhecidas – e surpresas para o público

O duo Sax in the Beats volta a atuar como anfitrião da Arena do banco. Sucesso na edição 2017 do Rock in Rio, quando também foi uma das atrações do Itaú, a dupla formada pelo publicitário Jônatas Paiva e o músico Nilton Cezar se apresenta geralmente em locais públicos e sempre com figurino irreverente – com cabeça de cavalo e com cabeça de Panda.

Outra atração será a carioca Tabatha Aquino, artista que cantava em transportes e espaços públicos para se expressar e ganhou fama quando um vídeo seu cantando no metrô do Rio de Janeiro viralizou na internet. Tabatha é personagem da série de minidocs “Eu busco as diferenças”, na qual conta um pouco de como a música mudou sua trajetória. Ela se apresenta no dia 6 de outubro.

“A ideia é que a arena do Itaú seja um ponto de encontro, um espaço democrático, que esteja vivo o tempo todo. Ela está estrategicamente em uma posição privilegiada dentro da Cidade do Rock, para que as pessoas possam curtir as atrações sem perder de vista os dois palcos principais. Queremos que essa ativação seja a materialização do encontro das diferenças que faz parte de nosso conceito no Rock in Rio este ano. Por isso, criamos nossa banda e estamos levando atrações variadas, que complementem o que o festival já oferece”, diz Tracanella, diretor de Marketing do Itaú.

Outras atrações surpresa, que serão divulgadas nos dias dos shows, também animarão o espaço do Itaú na Cidade do Rock – seguindo o caminho de 2017, quando shows memoráveis agitaram a arena do banco.

  • Funcional e atrativo

Quais as principais demandas de quem passa o dia inteiro em um festival curtindo shows?

Quando não estão em um dos palcos, os frequentadores buscam sombra, lugar para sentar, espaços bonitos para tirar fotos e as sempre buscadas tomadas para celulares. Por isso, além da Arena – que cumpre todas essas funções – o Itaú também terá dois Oásis montados no Rock in Rio: espaços de 32 m² em forma de caixa de bateria que oferecem não apenas cobertura e sofás para descanso, mas também muitos ângulos para fotos.

A Roda Gigante, mais uma vez patrocinada pelo Itaú, também é um ponto que merece ser lembrado na hora das fotos. Para garantir um lugar nela e ter a visão completa mais privilegiada do festival, é preciso chegar cedo – e o acesso, controlado pela organização do festival, ocorre mediante reserva de horário, que deve ser feita na entrada do brinquedo, com a pulseira de acesso ao Rock in Rio. Como as vagas são limitadas, os horários podem se esgotar cedo.

  • Alguém falou em brindes?

Sucesso na edição 2017 do Rock in Rio, quando viraram febre e foram colecionados pelos fãs de música em todos os dias de festival, os copos personalizados do Itaú Unibanco voltam repaginados em 2019.

Desta vez a coleção terá seis copos diferentes, todos com desenhos de rostos “interativos”, que podem se tornar acessório para fotos divertidas. Novamente feitos de material reutilizável, o brinde é também uma lembrança útil que poderá ser utilizada por quem o retirar após o Rock in Rio. Os copos serão distribuídos no Boombox, um rádio gigante montado pelo Itaú para animar os frequentadores do festival. As entregas para o público acontecerão diariamente em diversos horários.

  • Serviços para o público

Um banco patrocinador máster do maior festival de música e entretenimento do mundo não poderia deixar de oferecer serviços financeiros para facilitar a vida do público. Com suas maquininhas de cartões, a Rede será o meio de pagamento oficial em todos os pontos de venda de mercadorias e serviços do Rock in Rio 2019.

Além disso, o Itaú vai disponibilizar pela primeira vez o acesso sem cartão nos caixas eletrônicos da rede 24 horas na Cidade do Rock, com o uso de biometria. Desta forma, clientes de diversas instituições financeiras poderão fazer saques de dinheiro em espécie utilizando apenas seus dados bancários, senha e realizando a validação por impressão digital, sem a necessidade do cartão físico. O serviço estará à disposição de todo o público da edição 2019, que deve receber cerca de 100 mil pessoas por dia ao longo dos sete dias de shows.

Quem tiver dúvidas antes de chegar à Cidade do Rock também pode contar com o Itaú para facilitar sua vida. Roque, o chatbot oferecido pelo Itaú Unibanco para tirar dúvidas sobre o Rock in Rio, está de volta em 2019.

Integrado à página oficial do festival no Facebook, o assistente virtual responde perguntas e oferece informações em conversas pré-programadas que acontecem por meio da janela de bate-papo (Messenger) da rede social, de forma
automática e imediata.

  • Redes sociais

Para ajudar contar toda essa história, o Itaú convocou um time especial de influenciadores, que vão promover o encontro das diferenças nas redes sociais. Pela primeira vez, o banco montou um squad, composto por um grupo eclético, que conversa com diferentes públicos e têm em comum o amor pela música a expertise de gerar conversas na internet.

Repleto de diversidade e representante da busca pelas diferenças de uma maneira leve e relevante para o público, o time já começou uma cobertura – em seus canais próprios e nas redes sociais do Itaú. Veja aqui o vídeo que apresenta o Squad Itaú, composto por @yuuri_marcal, @raonyphillips, @babi, @divadepressao, @bernardofala, @thaideoficial, @foquinha e @candymel.

A escolha dos nomes foi feita com base no conteúdo que cada um deles produz em suas redes, sobre quem são e as conversas que geram na web, e a estratégia visa que cada um exponha um ponto de vista único e pessoal sobre o Rock in Rio. E as principais redes sociais estão cobertas – o time tem nomes relevantes no Instagram, no YouTube e também geradores das principais conversas no Twitter.

E não é só das ativações do Itaú que eles vão falar: o squad, assim como outras ativações do banco, vai produzir conteúdo completo com histórias de quem estiver encontrando as diferenças no Rock in Rio, bastante diversidade de conteúdo, dicas de estilo e conforto na Cidade do Rock, o que pode ou não ser levado para o festival e como chegar e sair.

Além do Squad, o Itaú também estará com um time completo de captação de conteúdo para publicação em real time nas redes sociais do banco, em parceria com o Twitter, produzindo e divulgando informações relevantes para o público que vai acompanhar o festival in loco ou à distância. Toda a linguagem e identidade visual estão alinhadas ao mood do Rock in Rio e de cada uma das plataformas, tornando o conteúdo fluido e interessante.

Para dar conta de toda essa produção, foi montada uma operação especial de redes sociais com equipes do Itaú e da Mutato, focados na produção e alinhamento dos conteúdos, monitoramento e apoio ao Squad Itaú, com apoio de equipes das agências Africa e TracyLocke. Em São Paulo, foi montado um War Room com times de atendimento, criação, influência, motion, mídia, planejamento, social listening e projetos do Itaú e das agências parceiras. Ao
todo, cerca de 30 pessoas estão envolvidas no esquema, que está em operação desde o dia 27 de agosto no prédio da Africa na capital paulista.

No Rio de Janeiro, a operação conta com 10 pessoas in loco na Cidade do Rock.

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