Quadrinhos e Games marcam mais um dia de Bienal do Livro Rio

0
170

Os geeks, os gamers, os pops, os youtubers e influenciadores… Dia bem jovem e animado pelos pavilhões do Riocentro, na Barra da Tijuca, que abrigam a diversidade desta edição da Bienal do Livro Rio. Fãs do universo HQ, além de mangás e animes lotaram o Encontro com Autores com o japonês Makoto Tezuka e o rei dos quadrinhos brasileiros, Mauricio de Sousa, no Auditório Madureira.

A dupla participou do painel “Conexão Brasil – Japão” através do incrível universo dos quadrinhos”. Makoto é um premiado diretor de cinema e anime japonês e está na Bienal para mostrar como funciona essa conexão de culturas com o pai da Turma da Mônica. Personagens e cosplays do universo japonês, aliás, foram a sensação dos visitantes, que não perdem uma foto para as redes sociais.

Um bate-papo entre Fernanda Gentil, Bianca Andrade, Thalita Rebouças e Tatiane Ingrid Adão também agitou a Arena#SemFiltro. Elas falaram sobre o filme “Ele disse, ela disse”, baseado no livro homônimo de Thalita. Na plateia, fãs do filme e da autora, que se lançou em uma Bienal.

Para os gamers, que não poderiam ficar de fora, uma legião de seguidores. O gamer Bruno Ph autografou o livro “Playhard: Play em nível hard” no Pavilhão Verde. Já Gelli Clash também passou por lá com o seu lançamento: “Do papel ao play: Minha história no Y”.

Neste universo plural de narrativas literárias, para os mais diferentes públicos, teve espaço também um bate-papo sobre ser pai e mãe no século XXI, com a filósofa Tania Zagury, a atriz Fernanda Rodrigues e a especialista em educação Lucimar Rosa. No Café Literário, as três conversaram sobre como equacionar os desafios de ensinar para a vida e de criar melhores cidadãos para uma sociedade justa e democrática.

“Gosto de pensar que hoje vivemos em um mundo melhor do que o de ontem. Precisamos entender e aprender com o passado e isso nos ajudará n processo de reinvenção”, afirmou Tania.

Lucimar frisou que é fundamental esclarecer que são diferentes os papeis de educador e o de pai e mãe:

“Na educação infantil, isso até se mistura um pouco, mas eu me baseio muito no cuidar e no educar coletivos, como propõem as culturas africanas”.

A busca do equilíbrio é o exercício diário de Fernanda Rodrigues:

“Acredito que o diálogo seja o caminho, através da empatia e do respeito. E eu aprendo muito com os meus filhos também”.

Finanças Pessoais: Nath Arcuri reuniu uma pequena multidão na Arena

Ah, se dinheiro caísse no colo! Mas não cai! E essa foi mais uma das ricas discussões da Bienal nesta quarta-feira. A jornalista e especialista em educação financeira Nathalia Arcuri, do canal “Me Poupe!”, e o especialista em negociação estratégica Breno Paquelet conversaram sobre suas trajetórias e falaram sobre como alcançaram sua independência financeira:

“Para mim, a disciplina e o foco são o caminho. O dinheiro e o tempo são escassos e, sabendo disso, temos que nos organizar para definir o que ser quer e o que se pode fazer para ter isso. Nunca senti estar abrindo mão de nada, porque eu sempre fiz um planejamento do que queria e priorizava aquilo”, explicou Nathalia.

Como chegar

Com todo investimento feito na cidade por ocasião dos Jogos Olímpicos, o acesso ao Riocentro se tornou mais fácil e rápido, sobretudo por transporte público. O centro de exposições é atendido por duas estações do BRT: Riocentro e Olof Palme. Para quem for de carro, haverá estacionamento no local e vagas extras no condomínio Ilha Pura, que fica ao lado do Riocentro.

Por meio de parceria com o BRT, a Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio e a Metrô Rio, a Bienal do Livro Rio conta com esquema especial de transporte para os fins de semana e uma linha extra do BRT. A Linha 99 – Jardim Oceânico x Terminal Recreio (Via Bienal) Expresso – vai operar nos dias 31 de agosto e 1, 7 e 8 de setembro, de 9h30 às 22h45. Os visitantes deverão desembarcar na estação Olof Palme.

Estações atendidas pela linha extra especial:

Terminal Jardim Oceânico / Estação Barra Shopping / Terminal Alvorada / Estação Via Parque /

Estação Rio 2 / Estação Morro do Outeiro / Estação Olof Palme (BIENAL) / Terminal Recreio

Share