A Bruxa conta a história de uma família (pai, mãe e cinco filhos) que é banida de sua colônia na Inglaterra devido a divergências religiosas e passa a viver isolada próxima à floresta. Após algum tempo, quando eles começam a se estabelecer, passam a ser atormentados por uma Bruxa que vive na floresta.
O desaparecimento do filho mais novo (ainda bebê), levado por essa Bruxa, passa a ser o início da ruína para a família. A partir deste ponto, pouco a pouco uma crescente tensão e desconfiança começa a se estabelecer entre todos, visto que segredos são revelados e a fé de todos é posta a prova.
O longa se vale muito do clima de tensão criado e passa isso o tempo todo ao espectador, que se sente constantemente cercado por um sentimento de estranheza e esperando que a qualquer instante algo inesperado possa acontecer. Tal clima é pouco visto nos atuais filmes de suspense, que preferem apostar em efeitos sonoros agudos e aproximações rápidas à tela para provocar sustos no público (os chamados sustos fáceis), sendo o maior mérito de A Bruxa.
Outro ponto que merece ser mencionado positivamente é o elenco surpreendentemente afiado, destaque para a atriz Anya Taylor-Joy, que interpreta Thomasin, filha mais velha de William e Katherine. Contudo, o filme não é perfeito e seu início pode ser considerado um pouco lento para alguns. Algo pode gerar controvérsia em o público em geral é seu final, que funcionou muito bem pra mim, mas que é compreensível que não seja assim para outras pessoas.
Enfim, este é um filme de suspense, não de terror, de primeira qualidade e que consegue fazer aquilo que deveria ser o principal objetivo de qualquer longa do gênero: deixar o espectador sempre a espera de algo, nunca sabendo o que, de fato, o aguarda. Em tempos que o suspense, em sua maior parte, foi relegado a meros sustos gratuitos sem nenhuma construção de cenário, história e personagens, é um alento ver tal película ganhando espaço nos cinemas.
Ficha Técnica
The Witch – 2016
Gênero: Suspense
Duração: 92 minutos
Direção: Robert Eggers
Roteiro: Robert Eggers
Elenco: Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie, Harvey Scrimshaw, Ellie Grainger e Lucas Dawson
Visitor Rating: 4 Stars
[…] com habilidades de tornar-se em uma criatura com habilidades de lobo. Já a atriz Anya Taylor-Joy (A Bruxa) interpretaria Illyana Rasputin, irmã de Colossus, uma feiticeira demoníaca que controla uma […]
[…] Texto: Um mundo onde mulheres não serão inimigas | Resenha de A Bruxa […]