Acima das Nuvens é um filme sobre o velho e o novo, sobre o envelhecimento e como encaramos a passagem do tempo. O longa, escrito e dirigido por Olivier Assayas, trata da nossa identificação com nosso eu adulto e, num exercício de metalinguagem, tenta fazer uma análise sobre as diferenças de gosto e opinião entre gerações, o que jovens e pessoas mais velhas entendem por qualidade e profundidade.
Juliette Binoche interpreta Maria Enders, uma consagrada atriz de meia idade que, após uma trágica notícia, é obrigada a encarar os próprios medos e inseguranças, assim como a si mesma. O filme começa com Maria numa viagem de trem rumo a uma homenagem a Wilhelm Melchior, dramaturgo e diretor de cinema que a descobriu e lançou quando jovem. Maria manteve um longa amizade com Wilhelm, a quem considerava um mentor, mas antes de chegar a seu destino, ela recebe a notícia do falecimento prematuro do amigo.
Quando jovem, a carreira de Maria Enders decolou após interpretar a personagem Sigrid, na peça Maloja Snake. O texto de Melchior tratava do relacionamento homoafetivo entre Helena, uma mulher de meia idade, e Sigrid, uma jovem que trabalha para ela. Após a morte do amigo, Enders é convidada por um diretor jovem e promissor a participar de uma nova leitura e montagem da peça, porém, desta vez, assumindo o papel de Helena. De início, Enders não quer nem ouvir a proposta, mas, incentivada por sua assistente Valentine (numa ótima interpretação de Kirsten Stewart), acaba topando encarar o desafio.
Maria e Valentine seguem então para Sils Maria para passar o texto da peça antes do início dos ensaios. A relação entre as duas parece ir, de alguma forma, além do profissional. Uma parece ter muito carinho pela outra e Valentine tem abertura para dar opinões sinceras para Maria, o que acaba gerando vários conflitos durante os ensaios. Maria, que desde o início mostrou-se relutante em aceitar o papel, acaba entrando em conflito consigo mesma e com sua própria idade. Seu desprezo pela personagem Helena, assim como sua paixão por Sigrid e o apego a tudo que ela representou, faz com que seja difícil aceitar a nova personagem, e, por consequência, a si própria e realidade atual de sua carreira. Isto vai tornando-a amarga e ríspida com sua assistente e, durante as várias leituras de texto, Maria e Valentine começam a confundirem-se com as personagens de Helena e Sigrid. Numa ótima sacada de Assayas, chega um momento em que não conseguimos mais discernir entre realidade e texto, não sabemos quando são elas falando e as personagens. Esse é apenas um dos exercícios de metalinguagem do filme e um dos seus melhores aspectos, seu jogo com realidade e ficção. Nas suas várias camadas, as carreiras da próprias Juliette Binoche e Kirsten Stewart se misturam e confundem com as das personagens que interpretam, e estas com as das personagens dentro do filme.
O único momento em que a trama de Assayas que não funciona muito bem é quando o diretor foca nas críticas a Hollywood e à indústria do cinema e acaba sendo um tanto quanto superficial nesta tarefa. Enders é retratada como uma atriz que, cansada do mercado e dos inúmeros convites para interpretar papéis de qualidade duvidosa em grandes blockbusters, tornou-se cínica. Ela não consegue enxergar qualidade nessas grandes produções atuais, opinião esta que vai de encontro com a de sua jovem assistente, que tenta mostrar a ela como pode haver valor e um subtexto até mesmo em filmes de ficção cientifica. O filme propõe um debate sobre o velho e novo, o cinema de arte e as mega produções hollywoodianas e acerta com várias piadas sobre Hollywood, filmes de super heróis e a cultura de continuações e trilogias. Mas se a idéia era propor um debate imparcial, deixando a decisão para o espectador, Assayas acaba falhando ao desmerecer o cinema de fantasia quando tenta fazer uma sátira do mesmo. Maria e Valentine vão ao cinema assistir um filme de ficção científica protagonizado por Jo-Ann Ellis, atriz do momento e garota problema interpretada por Chloë Grace Moretz, que foi escolhida para ser a nova Sigrid. O filme dentro do filme é uma sátira barata das produções de grande orçamento, que não representa de forma justo o cinema de fantasia atual. É verdade que Hollywood aposta em gêneros e se repete em suas propostas com continuações e trilogias, mas a forma encontrada pelo diretor de representar isso em seu filme é demasiadamente caricata e infantil.
Acima das Nuvens acerta em vários aspectos ao retratar o conflito de sua protagonista ao ter que encarar sua própria velhice e, apesar de alguns deslizes no seu olhar crítica, é um ótimo exercício de metalinguagem.
Ficha Técnica
Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria) – 2014 (França, Suíça, Alemanha)
Duração: 124 minutos
Gênero: Drama
Direção: Olivier Assayas
Roteiro: Olivier Assayas
Elenco: Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Grace Moretz, Lars Eidinger, Johnny Flynn e Angela Winkler