Passados 5 anos após o fim da franquia Harry Potter nos cinemas, somos reintroduzidos neste universo em Animais Fantásticos e Onde Habitam. A história é um prelúdio e se passa na Nova York da década de 20, onde seguimos bruxo Newt Scamander (Eddie Redmayne).

História consegue misturar múltiplas tramas

Aqui acompanhamos a chegada de Scamander a Big Apple, um excepcional magizoologista (bruxo que estuda criaturas mágicas) e com pouco jeito para interação social. O bruxo traz consigo uma maleta mágica contendo inúmeras criaturas que ele vem cuidando e estudando ao longo do tempo.

As coisas começam a fugir do controle quando ele acaba trocando sua maleta com a de Jacob (Dan Fogler), um trouxa (humano não mágico) que desconhece completamente a existência de magia. Isso acarreta na fuga de diversas criaturas e a partir deste ponto temos um jogo de gato e rato para recapturá-las.

animais-1

Mas, as coisas não são simples para Jacob, que passa a ser seguido de perto pela auror (bruxo que funciona como espécie de polícia do mundo mágico) Porpentina Goldstein (Katherine Waterston), já que a presença destes animais transportados por Scamander é proibida em Nova York.

Como pano de fundo temos o bruxo Gerardo Grindewald, o qual preza pela superioridade dos bruxos em detrimento do trouxas, ganhando cada vez mais força tentando ganhar adeptos a sua causa. E, vemos que no lado dos trouxas alguns poucos humanos parecem estar cientes da existência da magia, destacando-se um grupo, nem um pouco levado a sério, propondo a caça destes seres.

Vemos também que há ainda, principalmente nos Estados Unidos, uma separação bem clara entre os dois mundos, com preocupação constante em manter tudo em segredo. Isso é bem evidenciado num alerta constante que vemos entre os bruxos sobre o risco de exposição do mundo mágico entre os trouxas.

animais-2

Protagonista carismático é a receita do sucesso

Eddie Redmayne consegue compor um protagonista carismático e capaz de criar rápida identificação com o público, o que torna o filme interessante desde o início. Colin Farrell faz bem seu papel como nosso misterioso antagonista, Percival Graves, um auror que mostra certa simpatia pelas ideias de Grindewald.

Ezra Miller e Samantha Morton têm uma atuações marcantes como o jovem Credence e a fanática Mary Lou, mas é um pouco mais difícil falar a fundo de seus personagens sem entregar algum spoiler.

Interessante também ressaltar as marcantes presenças das atrizes Katherine Waterston (Popertina Goldstein) e Alison Sudol (Quennie Goldestein), que ao lado de Dan Fogler (Jacob) compõem o núcleo central do filme.

animais-3

Impressiona como filme consegue usar o livro Animais Fantásticos e Onde Habitam (no universo de Harry Potter é uma obra escrita por Newt Scamander, catalogando e explicando sobre diversas criaturas mágicas) e usá-lo de forma inventiva, ficando alguns dos melhores momentos do longa destinados a descobrirmos, ao lado de Jacob, sobre vários destes animais.

Outro ponto importante é que o longa consegue bater na tecla do preconceito ao trazer um personagem trouxa e dessa forma ressaltar a relação entre estes e os bruxos.

Enfim, este é um longa recheado de méritos e definitivamente recomendado para fãs de Harry Potter. Mas, como nem tudo é perfeito, certas efeitos especiais podem tirar um pouco da imersão (mesmo que na maior parte do tempo sejam muito bem feitos) e o ato final é mais corrido, destoando um pouco do restante do filme. De qualquer forma, são coisas irrelevantes e nada que afete significativamente o resultado final.

animais-4

 

Ficha Técnica

Fantastic Beasts and Where to Find Them – 2016
Duração: 133 minutos
Gênero: Fantasia/Aventura
Diretor: David Yates
Elenco: Eddie Redmayne, Colin Farrell, Katherine Waterston, Samantha Morton, Dan Fogler, Alison Sudol, Ezra Miller, Faith Wood-Blagrove, Carmen Ejogo e Johnny Depp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui