Antes de Dormir é um suspense sobre perda de memória e paranóia. A trama, baseada no livro de mesmo nome de S. J. Watson, gira em torno de Christine Lucas (Nicole Kidman) e seu dia-a-dia. Após sofrer um acidente, Christine começa a sofrer de uma condição em que cada dia que acorda, seu cérebro apaga a memória de tudo que viveu no dia anterior. Sua última lembrança é sempre de quando tinha apenas vinte anos, antes de conhecer seu marido Ben (Colin Firth), casar, enfim, antes de viver sua vida. É uma batalha diária não apenas para ela, mas também para seu marido que vem a acompanhando e tentando fazer o melhor para sustentar essa situação desde então. À cada manhã, Ben precisa se apresentar novamente à esposa, explicar tudo que aconteceu e fazer um resumo de sua vida desde que era uma mulher de meia idade.

antes de dormir 4

O suspense começa quando Dr. Nasch (Mark Strong) liga para Christine após seu marido sair para trabalhar. Neurologista Especializado em problemas de memória, ele explica que vem ajudando-a há algum tempo em segredo. Ele pede que Christine procure uma filmadora escondida em seu guarda-roupas e lá ela encontra um registro dos seus últimos dias e descobertas. O médico pediu que ela fizesse uma espécie de diário em vídeo sobre seus dias e rotina para que assim pudesse recordar dos últimos acontecimentos, estimulando sua memória. O médico também sugere que ela mantenha o tratamento em segredo, a idéia era que ela não deveria se sentir desconfortável sobre o conteúdo do diário e assim, tivesse total liberdade para falar o que quisesse e se abrir nos vídeos.

antes de dormir 1

Antes de Dormir é um bom suspense, a história funciona ao te deixar tenso e perdido nas incertezas de sua protagonista. Aos poucos, Christine passa a desconfiar de tudo e todos à sua volta, sendo até as circunstancias do acidente que a deixou neste estado uma incógnita. O diretor e roteirista Rowan Joffe conduz a trama de forma rápida, não deixando a história se arrastar, mas também acaba por não se aprofundar em seus personagens e trama. As coisas simplesmente vão acontecendo e elementos importantes passam batidos, quando damos por conta, já há uma nova reviravolta e temos que seguir em frente. Os protagonistas também não ajudam muito, Nicole Kidman parece perdida como sua personagem, segue o filme inteiro meio que vagando pelas cenas; enquanto Colin Firth parece atuar no piloto automático. Outro problema é que o filme passa uma grande sensação de déjà vu, o tema “perda de memória” já foi utilizado à exaustão no cinema em diversos gêneros, e o mal específico que acomete Christine foi tema de filmes mais ou menos recentes como o ótimo Amnésia de Christopher Nolan.

antes de dormir 2

Mesmo com um elenco estrelado e uma trama boa que consegue criar e manter um clima de suspense, Antes de Dormir não empolga. O longa britânico com produção de Ridley Scott não é nem de longe um filme ruim, conseguindo entreter em seus 90 minutos, mas a sensação ao sair é de que faltou algo, ou de que algo se perdeu na adaptação do livro para o cinema.

Ficha Técnica
Antes de Dormir (Before I Go to Sleep) – 2014 (Reino Unido, França, Suécia)
Duração: 92 minutos
Gênero: Suspense
Direção: Rowan Joffe
Roteiro: Rowan Joffe
Elenco: Nicole Kidman, Colin Firth, Mark Strong.

antes de dormir 3

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui