Quando Arrow teve sua primeira temporada lançada em 2012, muitos compararam a série com a visão de Nolan para o Batman na trilogia O Cavaleiro das Trevas. Isso ocorreu devido ao grau de realismo e seriedade impregnado na jornada de Oliver Queen (Stephen Amell) para se tornar o vigilante. Nesta segunda temporada vamos além e vemos a transformação do vigilante em herói. Assim como no primeiro ano da série, todos os episódios desta temporada tem cenas do passado do protagonista na ilha onde passou anos após sofrer um naufrágio. No presente vemos o combate ao crime de Starling City com a “equipe” do Arqueiro formada por John Diggle (David Ramsey) e Felicity Smoaks (Emily Bett Rickards), além de novos membros que os ajudam de forma menos regular, como Sara Lance (Caity Lotz), a Canário Negro treinada pela Liga dos Assassinos liderada por Ra’s Al Ghul, e Roy Harper (Colton Haynes), que nesta temporada já treina para se tornar o Arqueiro Vermelho.

Outros personagens recorrentes na série são Laurel (Katie Cassidy) e Quentin Lance (Paul Blackthrone). A primeira, amor da vida de Oliver, luta para o superar a morte de Tommy (Colin Donnel), no fim da primeira temporada, e com ajuda de sua irmã Sara tem sua personagem desenvolvida ao ponto de ajudar a mover a ação da série, sendo antes mais utilizada para o drama. Já Quentin continua sendo um policial dedicado, mas que agora acredita no vigilante como solução para o caos em que se encontra a cidade, mudando aquela figura tão honesta que perseguia o protagonista implacavelmente. Thea (Willa Holland), irmã de Oliver e namorada de Roy, entra em conflito familiar em meio aos segredos dos Queen e, quanto mais descobre, mais altera sua personalidade adolescente do começo e se aproxima de Malcolm Merlyn (John Barrowman), o Arqueiro Negro. Moira (Susanna Thompson), mãe de Thea e Oliver, lança sua candidatura para ser prefeita e enfrenta a ascensão política de Sebastian Blood (Kevin Alejandro), que é um dos antagonistas da temporada. Graças ao “empreendimento” da temporada anterior, Moira não tem vida fácil na política, por não ser bem vista nem dentro de sua mansão e, por escolhas passadas, enfrenta uma relação abalada com os filhos.

Como show de referências e respeito ao Universo DC, Arrow continua sendo uma série extremamente bem sucedida. Como exemplo, temos o retorno da Caçadora (Jessica De Gouw), que é uma personagem característica do universo do Homem-Morcego, para concluir sua vingança iniciada na primeira temporada. Temos ainda Amanda Waller (Cynthia Addai-Robinson) como cabeça da agência governamental A.R.G.U.S. e a apresentação do Esquadrão Suicida, que inclui o Pistoleiro (Michael Rowe), atirador que nunca erra um tiro, e o Tigre de Bronze (Michael Jai White), artista marcial de altíssimo calibre. Isso tudo sem falar no Flash. O Velocista Escarlate é introduzido no novo Universo DC das telas e aparece em dois episódios da série como o especialista forense Barry Allen (Grant Gustin). Apesar de vermos na série do Arqueiro como o Flash ganha seus poderes, será na série própria do Velocista que veremos a interação entre os heróis que futuramente podem fazer parte do já confirmado filme da Liga da Justiça.

The Man Under the Hood

Com pouca possibilidade de divergência, o grande destaque da temporada vai para o principal antagonista, Slade Wilson (Manu Bennett), o Exterminador. O vilão clássico da DC volta dos mortos para assombrar Oliver e fazê-lo pagar pelo que aconteceu na ilha: a morte de Shado (Celina Jade). Sendo um dos maiores artistas marciais da DC Comics e um exímio estrategista sedento por vingança, Slade cria uma figura imponente que inspira medo a cada ação sua na série. Graças a trilha sonora bem colocada, o personagem demonstra que sua ameaça é constante e muito bem planejada. Com ajuda de uma comparsa infiltrada no alto escalão da organização de negócios Queen Consolidated, Isabel Rochev (Summer Glau), ele conseguiu destruir o patrimônio bilionário da família Queen, o que deixou o herói vulnerável em todos os sentidos, rendendo muitos momentos de reviravolta no enredo.

Mesmo com o orçamento limitado da TV em relação ao cinema, a série consegue se sair bem em matéria de fotografia e efeitos especiais. O último episódio concluiu a temporada de forma tão grandiosa quanto a anterior e seu fim atingiu a finalidade de expandir o universo da série e preparar o terreno para a terceira temporada, já encomendada pelo canal The CW. O formato televisivo permite que a história seja contada com calma e construa perfeitamente seus momentos de drama e tensão, sem deixar a desejar nos combates. Arrow parece ter aberto espaço para outras séries de super-heróis dos quadrinhos, como Constantine, renovando o interesse do público e ajudando a formar o Universo DC que está sendo construído através de filmes e séries interligadas, da mesma forma que a Marvel faz desde 2008 quando lançou o primeiro filme do Homem de Ferro.

Com saldo extremamente positivo, Arrow parte para seu terceiro ano com sua trama muito bem encaminhada. O final desta temporada mostrou que ainda há território para ser explorado no passado e presente, com os esforços de Oliver para recuperar seu império empresarial e revelações de mais partes dos misteriosos anos de desaparecimento. Entretanto, antes disso, veremos o Arqueiro Verde na série The Flash, que chega no fim do ano, para dar uma lição ao velocista a respeito de máscaras e combate ao crime.

Ficha Técnica
Arrow – 2ª Temporada (2013/2014)
Duração: 23 Episódios
Gênero: Drama/Ação/Aventura
Elenco: Stephen Amell, Katie Cassidy, David Ramsey, Willa Holland, Paul Blackthorne, Susanna Thompson, Emily Bett Rickards, Manu Bennett, Colton Haynes, Colin Donnell, Caity Lotz

arrow-season-2-2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui