Cavaleiros do Zodíaco: Soul Of Gold causou bastante rebuliço entre os fãs desde o seu lançamento, primeiro por se tratar de uma história centrada nos Cavaleiros de Ouro, segundo por termos ligações diretas com a Saga de Hades. Agora que a série terminou é chegado o momento de avaliarmos o todo e compartilhar com você, nosso leitor, se o anime vale ou não a pena.

A história começa com os Cavaleiros de Ouro despertando em Asgard, pouco após sacrificarem suas vidas para destruir o Muro das Lamentações no Inferno. Inicialmente seguimos Aiolia (Cavaleiro de Ouro de Leão), o protagonista da trama, que logo no primeiro episódio conhece Lívia, uma ex-seguidora de Hilda (agora não mais a representante de Odin, em função de uma doença) e ferrenha opositora do novo representante de Odin: Andreas Lise.

soul of gold 2

Entretanto, apoiado pelos Guerreiros Deuses, o novo sucessor do Deus Nórdico é praticamente intocável. Por isso, Lívia pede ajuda a Aiolia, que acaba aceitando por acreditar estar diante de uma injustiça e também percebendo que seu retorno dos mortos está, muito provavelmente, ligado a Asgard. Além disso, vemos que Andreas convence toda a população de Asgard ao fazer ressurgir a mítica árvore Yggdrasil, a qual também traz consigo o sol e minimiza o rigoroso inverno asgardiano.

O anime conta com 13 episódios e consegue contar uma história coesa e bastante interessante, por muitas vezes fugindo dos clichês comuns aos Cavaleiros do Zodíaco. Porém, por ter este tempo reduzido de duração, muita coisa passa batida e acaba sendo contada rapidamente, sem o desenvolvimento necessário. Por exemplo, temos alguns interessantes Guerreiros Deuses que acabam tendo suas histórias pouco exploradas, o mesmo valendo para maioria das sequências de lutas, muitas vezes resumidas a 2 ou 3 golpes apenas.

soul of gold 1

Aspecto interessante ressaltado, mas também sofrendo do apressado ritmo da série, é a própria relação entre alguns dos Cavaleiros, como Aiolia e Shura, Saga e Aiolos, e Camus e Milo. Pela primeira vez podemos ver como as ações do passado se refletem no relacionamento destes companheiros de batalha, afinal na outra vez que estiveram juntos (Muro das Lamentações) foi por um breve momento.

Ponto positivo é a maior participação de personagens outrora mal aproveitados, como Máscara da Morte e Afrodite. Entretanto, além de Aiolia temos maior destaque mesmo para personagens já conhecidos e favoritos dos fãs como Saga de Gêmeos, Mu de Áries e Shaka de Virgem. Os únicos, que na minha humilde opinião, tiveram uma participação um pouco aquém do esperado foram Dohko e Aldebaran.

Tanto a animação, quanto o traço são muito inconstantes, algo um tanto quanto incomum para um anime com apenas 13 episódios. Em relação a animação, algumas cenas são relativamente bem fluidas, mas a maioria é muito estática, valendo-se mais do movimento de tela do que dos próprios personagens, ainda assim não chega a ser nada tão precário quando a Fase Elísidos na Saga de Hades.

soul-of-gold 3

Já o traço, apesar de não ser o mesmo do anime clássico é muito interessante, remetendo ao original, mas tendo personalidade própria. O problema está na sua inconstância, pois em alguns episódios vemos detalhes nos rostos e armaduras e em outros parece que são apenas rascunhos! Mas, parece que isso deve ser padronizado para versão em DVD e Blu-ray, o que é um alento para os fãs.

Enfim, embora não inove ao ponto de empolgar, temos elementos suficientes para despertar o interesse dos fãs antigos e até mesmo criar novos. Definitivamente vale a pena dar uma conferida, pois apesar de não ser nenhuma obra prima é o mais próximo da saga original que vemos em muito tempo.

soul-of-gold 4

 

Ficha Técnica

Saint Seiya: Soul of Gold
Duração: 13 episódios (22 minutos cada)
Gênero: Ação, Aventura
Direção: Takeshi Furuta
Roteiro: Toshimitsu Takeuchi

 

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Deixe eu adicionar umas criticas negativas aqui. Algumas personalidades foram distorcidas, como a de Mu de Aries que sempre foi muito sereno nesta saga ele era um pouco mais arrogante, Aiolia de Leão ficou muito jovia, Mascara da morte deixou de ser aquele psicopata petulante (ok esse a gente entende), Minus tinha um alto ego muito inflado, não tem mais. Os cavaleiros Guerreiros Deuses em geral foram muito mal desenhados e o poderes muito pouco criativos ou mal feito.

    • Oi Renato.
      Realmente algumas personalidades não correspondem tanto ao que vimos, mas quando você para e reflete, percebe que os Cavaleiros de Ouro foram muito pouco explorados na saga clássica. Realmente se conhece pouco da personalidade deles, por isso os autores devem ter tomado algumas liberdades.

      Talvez a mudança mais brusca, pra mim, tenha sido o Dohko, que estava muito fanfarrão.

      Sobre os Guerreiros Deuses, concordo plenamente, com um ou outra exceção. Teria sido muito mais coerente estes novos personagens usarem as armaduras utilizadas anteriormente.

      • Bixo dohko era realmente fanfarrão a saga de hades que distorce mesmo pode ver no ND que no passado ele era fanfarrão acho que na saga de hades ele tava mais serio pq estava numa guerra.

  2. Sinceramente esse anime é lindo demais eu não sei se é porque sou fã não sei rs mas vi todos os Cavaleiros do Zodiaco e esse como todos os outros é lindo demais quase chorei kkkkkk quem fez ta de parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui