Resenha – Confissões de um Garoto Tímido, Nerd e (ligeiramente) Apaixonado

0
183

Durante muitos anos, Thalita Rebouças lançou livros pela Editora Rocco, entretanto, no ano de 2016, mudou para a Editora Arqueiro com uma nova série: Confissões. A obra de estreia foi Confissões de uma Garota Excluída, Mal Amada e (um pouco) Dramática que conta a história de Tetê. O segundo livro, lançado em 2017, Confissões de um Garoto Tímido, Nerd e (ligeiramente) Apaixonado traz o melhor amigo de Tetê como personagem principal, o Davi. Já este ano de 2019, acompanhamos a história de Valentina, uma colega de escola dos dois, no livro Confissões de Uma Garota Linda, Popular e (Secretamente) Infeliz.

Confissões de um Garoto Tímido, Nerd e (ligeiramente) Apaixonado, segundo livro da série, narra a história de Davi, um nerd de 16 anos. Ele está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou iniciativa para começar o curso de astrologia que sempre teve vontade de fazer, mas nunca teve coragem por medo de sofrer preconceitos. É nesse curso, que o mesmo conhece Milena, uma garota extrovertida e apaixonante. E a partir daí, Tetê, sua melhor amiga, o incentiva a investir no relacionamento, e até mesmo tentar vencer a timidez. Ajudar seu amigo Zeca, que passa por problemas amorosos, também é um desafio, já que ele se sente um peixinho fora d’água quando se trata do amor.

Além dessas novas mudanças em sua vida, no final do primeiro semestre, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe, apresenta Gonçalo, um amigo dela que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu em sua casa, no Rio de Janeiro. A chegada do estrangeiro causa efeitos inesperados em Davi e seus amigos, fazendo com que o jovem enfrente dilemas que nunca poderia imaginar. Sendo assim, o personagem passa por uma série de pensamentos conflitantes, naturais da adolescência, mas principalmente sobre descobrir seu espaço no mundo e se autoconhecer.

Thalita Rebouças tem uma capacidade incrível de tratar temas adolescentes sem diminuir a importância dos dramas e crises que as pessoas costumam passar nesta época da vida. A grande virada da história de Davi não é contada na sinopse e não será contada por mim aqui também, devido a um pedido que a autora faz no final do livro: a ideia é que quem vai ler o livro se surpreenda, e claro, fique curioso(a) sobre a jornada que o personagem vai percorrer.

Se você está atrás de um livro infanto juvenil, escrito de forma delicada e (extremamente) engraçada, este é o certo. Você vai se deliciar, se envolver com a trajetória de Davi e até mesmo se identificar em alguns pontos. De longe, esta é a melhor obra que já li de Thalita Rebouças até então, e vamos combinar, ela tem muitos livros maravilhosos publicados por aí.

Observação: apesar do livro ser parte de uma série, você não precisa ler o primeiro para entender a narrativa, o máximo que pode acontecer, é você pegar alguns poucos spoilers da história de Tetê. Outro ponto positivo e divertido são as análises astrológicas e mapas astrais que Davi faz de cada amigo (a), de acordo com o signo correspondente, no meio dos capítulos.

Arqueiro                    304 páginas                      2017 

Share