Ultimamente o diretor Tim Burton, um dos mais criativos que conheço, tem tido uma maré ruim, pelo menos essa é minha humilde opinião. Seus últimos filmes tem sido mais genéricos e sem a profundidade esperada de seus personagens, exemplos são Alice e Sombras da Noite. Eis que em Grandes Olhos, Burton volta a acertar, mesmo que tenha aberto mão de seu estilo visual.

big eyes 1

Grandes Olhos conta a história de Margaret Keane (Amy Adams), uma artista que teve o trabalho reivindicado por seu marido Walter Keane (Christoph Waltz). Durante as décadas de 50 e 60 Walter assumiu os louros e consequentemente o sucesso pelo trabalho da esposa, numa das mais famosas fraudes da história dos EUA.

O longa tem seu ponto forte na maneira como Margaret nos é retratada, sendo uma mulher com um incrível talento, mas com uma baixa auto-estima e por isso bastante controlada pelo marido. Com o passar do tempo, ela começa a se ressentir por não assumir seu trabalho e manter essa importante parte sua como um segrego. Paralelamente, também vai descobrindo que seu marido está longe de ser a pessoa que imaginava.

big eyes 2

Com interpretações marcantes de Amy Adams, vencedora do Globo de Ouro pelo papel, e Christoph Waltz, o filme não tem o impacto visual comumente associado a Tim Burton. Entretanto, é possível perceber a influência do diretor no desenvolvimento dos personagens e na forma como a história nos é contada, mesclando drama e humor na medida e nos momentos certos.

Apesar de não fazer o suficiente para se destacar ao ponto de ser considerado excelente, Grandes Olhos é um bom filme e coloca Burton novamente no caminho certo. Ao se preocupar mais com os personagens do que com o apelo estético, ele se permite contar a história de forma coesa: uma jornada interna por coragem e auto-confiança em tempos que poucas mulheres ousavam fazer o mesmo.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=YgKdihXQ1ZA]

Nota: nota 8(8/10)

 

Ficha Técnica
Big Eyes – 2014 (EUA)
Duração: 106 minutos
Gênero: Drama / Comédia
Direção: Tim Burton
Roteiro: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Elenco: Amy Adams, Chritoph Waltz, Krysten Ritter, Danny Huston, Jason Schwartzman, Terence Stamp e Jon Polito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui