Baseado em fatos reais, Invocação do Mal foi um inesperado sucesso de bilheteria nos EUA, arrecadando 259 milhões mundo afora. Este resultado se torna ainda mais impressionante ao considerarmos que o filme custou apenas 20 milhões de dólares e se tornou o quinto filme de terror com maior faturamento nos EUA.

Agora, provavelmente a pergunta que você deve estar se fazendo: O filme é realmente tudo isso? É sim! Creio que não seria nenhum exagero dizer que estamos diante de um dos melhores filmes do gênero nos últimos 10 anos.

THE CONJURING

O longa segue os famosos demonologistas Ed e Lorraine Warren (mais conhecidos pelo caso de Amityville), que aceitam ajudar a família Perron, cuja casa apresenta inúmeros fenômenos sobrenaturais. A trama ganha contornos mais tenebrosos quando é descoberto que se trata de um espírito demoníaco assombrando a família. Logo, cabe aos Warren ajudá-los a se livrar dessa tenebrosa ameaça.

Talvez o enredo não seja dos mais originais, mas o modo como a trama é apresentada é o que vale aqui. O filme cria naturalmente uma atmosfera intensa, sem precisar recorrer sons bruscos, aparições repentinas ou figuras macabras. Aliás, passamos a maior parte do filme sem ver nada! Porém, ainda assim somos envolvidos por um sentimento de inquietação.

Ed e Lorraine Warren

Ao mesmo tempo que criamos uma identificação e afeição com os Perrons também torcemos pelo casal Warren. E, além da atmosfera, é exatamente o casal demonologistas o grande diferencial, pois ultimamente vemos apenas vítimas em filmes de terror e suspense. Raramente temos a oportunidade de seguir protagonistas com a iniciativa de perseguir o mal, sendo quase que uma versão mais séria e realista dos caça-fantasmas.

O elenco está afiadíssimo, com destaque para Vera Farmiga, que interpreta Lorraine Warren. A atriz soube aproveitar a maior carga dramática de sua personagem, a qual carrega uma certa bagagem em virtude dos inúmeros casos paranormais em que esteve presente, alternando momentos de interpretação sutil com outros de forte intensidade emocional.

THE CONJURING

Mas, no fim das contas quem merece o maior mérito é o diretor James Wan, já um especialista em filmes de terror, tendo dirigido Jogos Mortais e Sobrenatural, ambos ótimos filmes. Mas, é com Invocação do Mal que Wan dá o grande passo em sua carreira, aqui ele pega tudo o que fez de melhor nestes dois filmes e complementa com a tensão de outro filme seu, Sentença da Morte.

Enfim, Invocação do Mal é um filme imperdível para os amantes do gênero terror/suspense, principalmente se considerarmos que a leva recente não tem sido das melhoras, vale lembrar as inúmeras e desgastantes sequências de Jogos Mortais e Atividade Paranormal.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=LW8w0IgvXV4]

Nota: nota 9(9/10)

3 COMENTÁRIOS

  1. Fui assistir ontem a pré estréia e de fato, o filme é ímpar. No começo pensei que seria trash, o caso annabelle e como foi retratado é muito.. talvez eu esteja usando uma palavra forte demais, pastelão, contudo logo em seguida o filme entra de fato no caso principal. O figurino e a maquiagem das personagens é um grande diferencial do filme, você realmente vê naquelas personagens pessoas do século passado, não apenas atores vestidos de maneira retrô. Quanto a maquiagem por ser usado efeito especial sem ser carregado de efeitos 3D que desconfiguram a realidade, o filme se torna bastante realístico. Muitos sustos, um filme bacana de se ver com os amigos q

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui