Se você acompanhou o mundo do cinema na década de 90 provavelmente conhece o astro Tom Cruise, estrela do primeiro longa da famosa franquia Missão Impossível (1996), que foi aclamado e rendeu duas sequências. As missões do agente Ethan Hunt (Cruise) foram baseadas numa série de TV americana da década de 60 e marcaram o auge da carreira do ator, que na década seguinte não teve tanto sucesso. Com bons filmes no currículo, mas sem o brilho do passado, Cruise resolveu reviver a franquia que o colocou no topo e Hunt ressurgiu nos cinemas com Missão Impossível: Protocolo Fantasma (2011). O ótimo longa recolocou a velha franquia no mapa e injetou novo fôlego na carreira do ator, já com 50 anos, garantindo para este ano o objeto desta resenha, que é Missão Impossível: Nação Secreta.

Sem economizar na ação do início ao fim, o longa tem logo na abertura a cena do avião que serviu de principal publicidade para o quinto capítulo da série. De forma corajosa, Cruise mais uma vez dispensou dublês para que a cena fosse a mais realista possível, o que criou um aspecto orgânico incrível que se propaga por toda projeção. É no mínimo impressionante quando um ator do calibre de Cruise se arrisca pelo realismo de qualquer cena, mas o ator se mostra em boa forma e engajado, fazendo o filme economizar em efeitos especiais. Com ritmo frenético, MI5 traz o melhor do momento atual do ator, como vimos em Jack Reacher (2012) e no próprio MI4. Pra quem curte cinema de ação não tem erro, pois aqui temos de tudo: explosões, perseguições, tiroteios e muita pancadaria, tudo muito bem coreografado.

mission-impossible-rogue-nation-2

Dando sequência aos eventos do quarto capítulo, a trama coloca o agente Ethan Hunt em uma nova missão impossível para impedir que a organização secreta Sindicato acabe com a IMF. Assim que o protagonista descobre que ela de fato existe começa uma caçada de espionagem onde o espectador não tem certeza sobre quem é herói e vilão na trama, criando suspense e surpresas constantes, tudo com embalo da excelente trilha sonora da franquia. O elenco comandado pelo diretor Christopher McQuarrie (mesmo de Jack Reacher) traz de volta nomes como Jeremy Renner, Simon Pegg e Ving Rhames como velhos aliados de Ethan e ainda tem o reforço de iniciantes de peso na franquia: Rebecca FergusonAlec Baldwin e Sean Harris, sendo este último o maior vilão do filme. Todos os personagens tem seus momentos, mas a mais marcante sem dúvida é Ilsa Faust (Ferguson), que se prova muito mais do que mero interesse romântico de Hunt, fugindo de um clichê do gênero. A personagem é peça fundamental no enredo e conecta Hunt ao que ele conhece do Sindicato chefiado por Solomon Lane (Harris), que cria uma figura antagônica ameaçadora para a IMF.

Mission-Impossible-Rogue-Nation-3

E como falar sobre Missão: Impossível sem lembrar da trilha sonora criada por Danny Elfman que é marca registrada da franquia? Raramente vemos um tema clássico tão duradouro e isso é mais do que bem aproveitado. A música em MI5 tem papel fundamental para construção do suspense, fazendo as já ótimas sequências do longa ainda melhores. De forma surpreendente, uma das passagens mais marcantes acontece em uma ópera e realmente ouvimos o espetáculo enquanto a ação acontece por trás dos panos. A forma como o suspense se eleva com o trabalho sonoro é impressionante, como visto na cena onde Hunt precisa mergulhar e fica sem respirar por vários minutos para cumprir seu objetivo, sendo difícil não se incomodar (de maneira positiva) com a situação impossível do agente.

No fim das contas quem já era fã da franquia tem nos cinemas um prato cheio e quem não conhecia deve se surpreender. Apesar da temática, MI5 não é um filme excessivamente violento e deve agradar aos espectadores de todas as idades, tendo ainda seus toques de humor na medida certa. Tom Cruise pode não ser mais tão jovem e o filme pode ser quase duas décadas mais velho do que o original, porém Missão Impossível: Nação Secreta consegue trazer novos ares e mostra que Ethan Hunt está pronto para novas missões no futuro, que depois deste filme muitos vão querer acompanhar. Nós com certeza queremos.

Ficha Técnica
Mission: Impossible Rogue Nation – 2015
Duração: 131 minutos
Gênero: Ação
Direção: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Jeremy Renner, Simon Pegg, Ving Rhames, Rebecca Ferguson, Alec Baldwin, Sean Harris, Tom Hollander e Simon McBurney
 mission-impossible-5-header

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui