Já está nas bancas a segunda e última parte de O Despertar (The Wake), minissérie em quadrinhos da linha Vertigo ganhadora do prêmio Eisner como melhor HQ do ano passado. Ao ler as dez edições divididas nos dois encadernados lançados pela Panini fica fácil perceber o motivo desta história ser tão aclamada, mas para quem não conhece o que podemos dizer?

A trama tem início nos tempos atuais, com a bióloga marinha Lee Archer sendo recrutada pelo Departamento de Segurança Nacional americano para ajudar num caso bastante enigmático. Sem alternativa e sem saber o que a aguardava, Lee é levada até as profundezas do Oceano Ártico e se junta a outros pesquisadores para estudar uma descoberta inacreditável: uma criatura até então desconhecida pela ciência. Enquanto perguntas são feitas sobre a origem do animal e o real propósito da investigação, as coisas fogem do controle e temos início a uma trama recheada de mistérios, terror, ação e ficção científica.

Com um núcleo de personagens principais enxuto, o enredo se desenvolve rapidamente apresentando questões inusitadas sobre a evolução da espécie humana, aguçando o interesse do leitor até as últimas páginas. De maneira surpreendente, ao fim da edição cinco e do primeiro volume, temos um gancho que nos leva ao futuro pós-apocalíptico bem diferente do usual, onde os monstros marítimos vistos anteriormente já dominam a Terra e invadem cada vez mais espaço do homem com os oceanos. Esta estratégia narrativa, aparentemente arriscada, consegue dar certo quando somos apresentados a novos personagens, que cativam rapidamente, além de uma nova trama totalmente conectada aos eventos do passado.

the-wake-3

No volume 2 temos como protagonista uma sobrevivente chamada Leeward, que tem como parceiro um golfinho. Juntos, eles conseguem se aventurar pelas águas dominadas por criaturas monstruosas em busca de respostas sobre como fazer a Terra voltar a ser o que era antes. A curiosidade da personagem faz ela obter um objeto misterioso que desperta atenção dos militares liderados pelo general Marlow, sob ordens da governadora Vivienne, que parece guardar alguns segredos. Tendo que escapar e sobreviver, Leeward se junta à resistência liderada pelo Capitão Marie, uma espécie de pirata do futuro com braço mecânico. Os dois grupos entram em conflito direto e aos poucos encontram respostas sobre a verdade oculta.

Até o fim o leitor deve se perguntar qual seria a possível relação entre as duas personagens principais, da onde vieram as criaturas do oceano e qual é o verdadeiro objetivo dos militares no futuro, além de questões existenciais sobre o planeta Terra e o próprio ser humano. Pra isso, a história passeia constantemente por diversas épocas e mostra que eventos da antiguidade estão relacionados aos acontecimentos do presente, trazendo ainda breves flashbacks de ambas protagonistas que evidenciam suas motivações atuais. A conclusão é surpreendente e, apesar de trazer algumas respostas, deixa terreno a ser explorado.

Com arte soberba de Sean Murphy (Punk Rock Jesus) e cores de Matt Hollingsworth (Demolidor, Gavião Arqueiro, Preacher), acompanhadas de um dos melhores roteiros de Scott Snyder, autor de Vampiro Americano e Batman (Novos 52), esta HQ vencedora de prêmios no exterior tem tudo pra figurar entre os melhores lançamentos do ano em terras brasileiras. Mesmo com começo, meio e fim, fica a torcida para a equipe criativa revisitar este vasto universo no futuro. Para saciar um pouco esta vontade, as edições da Panini trazem material extra que inclui esboços, argumentos de roteiro e comentários dos autores.

Ficha Técnica:
O Despertar (The Wake) – 2013/2014
Roteiro: Scott Snyder
Arte: Sean Murphy (Desenhos) e Matt Hollingsworth (Cores)
Editora: Panini
Preço: R$ 19,90 (cada volume)

the-wake-2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui