Os Mercenários 3 (The Expendables 3), é o terceiro filme da franquia criada por Sylvester Stallone em 2010, que basicamente se resume em trazer de volta aos cinemas os veteranos astros da ação dos anos 80 e 90. Desde o início da série, vemos o astro por trás de Rambo, Rocky, Falcão, Cobra, etc, sendo responsável por trazer a cada filme mais velhos brucutus de volta a ação.

Neste terceiro ato, as novas adições ao elenco da franquia são os atores: Antonio Banderas, Harrison Ford (o Han Solo e Indiana Jones), Wesley Snipes (o Blade), Mel Gibson, Kelsey Grammer (o Fera de X-Men, X-Men 2 3), Ronda Rousey (lutadora do UFC), Kellan Lutz, Victor Ortiz, Glen Powell. Pelos nomes envolvidos, tinha tudo para ter um bom filme de ação, para agradar aos fãs do gênero, mas este terceiro longa não consegue escapar do previsível e acaba pecando onde não poderia: nas sequências de ação. Mesmo com algumas cenas de ação intensas, o ritmo geral é lento e a aposta na renovação do elenco se mostra pouco eficiente perto do carisma dos veteranos.

Este terceiro capítulo da franquia (que não será o último, segundo Stallone), coloca o time dos mercenários liderados por Barney Ross (Stallone) frente a frente contra o perigoso terrorista Conrad Stonebanks (Gibson), que já foi do time de Ross no passado quando foi criado o grupo. O vilão se destaca pela crueldade típica dos antagonistas casca-grossa do gênero e o encontro entre ele e o herói figura entre os pontos altos do longa, assim como o confronto envolvendo Jean Claude Van Damme no longa anterior.

kinopoisk.ru

Logo no início vemos uma missão da equipe de Barney Ross para libertar um antigo amigo que está preso há anos, o ex-médico Doc (Snipes). A sequência de abertura com o trem já demonstra que a maior preocupação do filme não é com efeitos especiais ou realismo, mas sim com ação e comédia. Se aproveitando do fato de que em 2010 o ator foi preso por sonegação de impostos, o filme esbarra na realidade e acerta em cheio na piada quando vemos o retorno do velho membro do time após um bom tempo em cana. A adição dele ao grupo se torna ainda mais interessante quando surge o embate contra o personagem de Jason Statham, que, assim como o ex-Blade, é um mestre das armas brancas sedento por sangue.

Apesar do enredo fraco e cheio de clichês do roteiro escrito por Stallone em conjunto com Creighton Rothenburger Katrin Benedikt, Os Mercenários 3 tem no seu humor os seus melhores momentos. Entretanto, é nítida a diminuição de humor em relação ao segundo filme, que chegou ao auge com o lobo solitário Chuck Norris. Dentre as muitas frases de efeito, talvez a “cereja do bolo” dos alívios cômicos seja ver o personagem de Arnold Schwarzenegger gritando a emblemática frase: “Get to the Choppa!”, em referência ao longa Predador. Outro veterano que revive seus velhos tempos é Harrison Ford, que participa da ação pilotando um helicóptero e gera uma pequena referência ao seu clássico papel como o piloto Han Solo, de Star Wars. Em determinado momento do longa o personagem de Ford chega a expressar agradecimentos ao astro principal pelo convite, criando mais um momento interessante para os fãs da velha guarda. Curiosamente, vale mencionar que seu personagem foi inserido devido à saída de Bruce Willis, que marcou presença nos dois filmes anteriores.

BRAY_20130830_EXP3_5633.dng

Quem rouba as cenas deste novo filme da série é a dupla Mel Gibson Antonio Banderas. O primeiro consegue ter a pura maldade e carisma no papel do vilão da produção e o segundo funciona como um alivio cômico, já que o seu personagem fala muito (como diria o ex-técnico do Corinthians, Tite!), sem deixar de ser efetivo na ação e disputar espaço com os mais jovens. Ambos são evidências de que o que funciona na franquia é a volta dos antigos astros ao que aqui nos interessa e não a introdução de um elenco mais jovem, que invariavelmente termina a história apagado. Com exceção de Rousey, que consegue criar boas cenas de luta, o restante dos novatos pouco adiciona ao time principal.

Um detalhe interessante que podemos reparar ao assistirmos este terceira parte é a diminuição da violência e do sangue. Por mais que existam várias cenas de lutas corporais e muito tiroteio, não temos o despedaçamento de soldados alheios como ocorreu no primeiro filme (Os Mercenários – 2010). Infelizmente, encarar esta terceira parte da série como um filme previsível e exagerado, pode fazer parte do público “adormecer” e convenhamos que isto é exatamente o oposto que um bom filme do gênero deveria provocar.

Enfim, Os Mercenários 3 é mais do mesmo, um regular filme de ação estrelado por um elenco muito maior que o próprio filme. Apesar do vazamento do filme na internet, o preço do ingresso é válido para os fãs que com certeza não irão encontrar no ambiente doméstico o impacto que a tela do cinema consegue proporcionar.

Ficha Técnica:
Os Mercenários 3 (2014)
Duração: 113 minutos
Gênero: Ação
Diretor: Patrick Hughes
Roteiro: Sylvester Stallone, Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt e Dave Callaham
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Mel Gibson, Wesley Snipes, Arnold Schwarzenegger, Jet Li, Dolph Lundgren, Antonio Banderas, Terry Crews, Kelsey Grammer, Harrison Ford, Randy Couture, Ronda Rousey, Victor Ortiz, Kellan Lutz e Glen Powell

os-mercenarios-3-3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui