Quem acompanha Dwayne “The Rock” Johnson de longa data sabe que o astro vive atualmente o auge de sua carreira. Seja estrelando filmes épicos como Hércules (2014), participando de uma das maiores bilheterias da história em Velozes e Furiosos 7 (2015) ou ainda protagonizando Ballers, a mais nova produção televisiva da HBO, é difícil não conhecer o trabalho recente do ator, que já foi lutador de WWE e jogador de futebol americano.

Terremoto: A Falha de San Andreas é um filme de desastre natural que explora uma possibilidade bastante real anunciada pelo título. Com um terremoto de escala assombrosa atingindo a Califórnia, o especialista em resgates com helicópteros Ray (Dwayne Johnson) parte em uma jornada desesperada ao lado de sua ex-esposa Emma (Carla Gugino) para salvar Blake (Alexandra Daddario), a única filha do casal, que sobrevive em uma São Francisco completamente destruída pelos tremores constantes e caos urbano.

A preparação de terreno no prólogo do longa (sem duplo sentido por se tratar de abalos sísmicos) vem da forma mais feijão com arroz possível. O herói logo de cara desafia todas as probabilidades e executa um resgate inacreditável de uma garota presa dentro de um carro prestes a cair de um desfiladeiro. A partir daí o tom do filme se estabelece e os problemas vão ficando cada vez maiores. The Rock não para um segundo para encontrar sua filha e encara um grau de destruição raramente visto, com ótimos efeitos especiais e ação desenfreada.

san-andreas-1

Sendo impulsionado pelo drama pessoal de perder uma filha e a possibilidade de perder outra, Dwayne Johnson entrega uma de suas melhores atuações como o salvador de vidas Ray. Por maior que seja o desafio, o personagem não demonstra medo e usa sua vasta experiência para vencer a natureza pilotando helicóptero, carros, aviões, barcos e ainda pulando de paraquedas. É o típico protagonista que tem solução para todo tipo de situação crítica, o que acaba tirando um pouco do fator surpresa do filme. Mesmo estabelecendo o peso da perda, nesta trama o herói precisa ser infalível para garantir a segurança da família.

Além de Johnson, o elenco conta com outros rostos conhecidos. Ioan Gruffud (Quarteto Fantástico, Forever) interpreta Daniel Riddick, um milionário da construção que está junto da ex-esposa do protagonista. Art Parkinson (Game of Thrones) vive Ollie, o mais novo dos irmãos britânicos que acompanham Blake durante o desastre. Paul Giamatti (O Ilusionista) se apresenta como Dr. Lawrence, cientista que avisa a população da catástrofe iminente. Temos ainda Colton Haynes (Arqueiro Vermelho em Arrow) como Joby, membro da equipe de resgates de Ray. Quase sem espaço para veia cômica, o filme tem uma pitada de romance entre Blake e Ben (Hugo Johnstone-Burt) que formam o clássico casal que nasce da dificuldade e tentando sobreviver ocupam quase tanto tempo de tela quanto o astro principal.

Mesmo caindo em muitos clichês do gênero, o filme merece ser visto no cinema, de preferência em uma boa sessão 3D, pelo escopo e alto valor de produção. Se você gosta de roteiros muito elaborados e uma trama para fazer pensar por dias, fique longe deste filme. Porém, se gosta de filmes de catástrofe ou simplesmente é fã de Dwayne Johnson, não é exagero dizer que Terremoto: A Falha de San Andreas é uma ótima pedida.

Ficha Técnica
San Andreas – 2015 (EUA)
Duração: 114 minutos
Gênero: Ação / Drama
Direção: Bred Peyton
Elenco: Dwayne Johnson, Carla Gugino, Alexandra Daddario, Ioan Gruffudd, Archie Panjabi, Paul Giamatti, Hugo Johnstone-Burt, Art Parkinson, Will Yun Lee, Kylie Minogue, Colton Haynes

san-andreas-3

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui