No dia 9 de novembro estreiou nos EUA, a terceira e última temporada de The Newsroom, produção criada por Aaron Sorkin (A Rede Social) e estrelada por Jeff Daniels (Debi e Lóide) que segue no propósito de debater o papel da mídia contemporânea. Pela voz de seu protagonista, o âncora de TV, Will McAvoy (Daniels), um apaixonado pela profissão, o showrunner dá a própria opinião sobre a crise da imprensa pós-revolução digital.

Cancelada em função dos compromissos do produtor e roteirista, a série tem seis episódios produzidos para sua despedida. Seis episódios. Apenas 6 episódios para nos contar o final da história de Will, Mac, Charlie, Don, Sloan, Jim e Maggie, os episódios passam rápido demais, com acontecimentos demais, reflexo da personalidade de Sorkin ou pode ser uma metáfora do cotidiano de uma canal de notícias que é bem corrido.

newsroom-3x02

É 15 de abril de 2013 e a equipe de notícias da ACN quer provar o seu valor, dar a notícia, não errar de novo depois dos eventos ocorridos em Gênova. De cara, nos primeiros minutos desta temporada, uma cena tensa questiona o jornalismo cidadão, enquanto milhares de depoimentos pipocam nas redes sociais a respeito de um atentado em Boston, a redação do fictício canal ACN aguarda a confirmação oficial das autoridades para entrar com o plantão no ar.

E eles não enfrentam somente os demais canais de notícia, mas a implacável e enlouquecida  que hoje toma as redes sociais. O que aconteceu com o atentado da Maratona de Boston se tornou estudo de casa tanto para a mídia como para a polícia, suspeitos incorretos ganhando destaque, com a consequente perseguição popular, a polícia um tanto perdida entre o que sabia e o que os outros falavam que era verdade.

Como nos anos anteriores, fatos reais inspiram a narrativa, além da tragédia de Boston, ocorrida em 2013 na maratona da cidade, o vazamento de documentos secretos do governo é o eixo central, uma remissão ao WikiLeaks, considerada a maior divulgação de informações confidenciais da história dos EUA e com isso Neal (Dev Patel) ganha destaque nesse ponto da trama, assim como Hallie (Grace Gummer), cuja história espelha um escorregão da MSNBC, quando um tweet queima o filme de uma emissora.

the-newsroom-recap-season-3-episode-4

Em paralelo, Sloan (Olivia Munn) que em frente às telas do Bloomberg, descobriu mais um motivo para tensão: a ACN está sendo alvo de uma investida de compra, já que a TV não dá mais lucro, e assim começa a batalha do determinado Charlie (Sam Waterston) e da CEO Leona Lansing (Jane Fonda) em não vender a emissora para a meia-irmã de Reese (Chris Messina), Blair (Kat Dennings – participação especial).

Apesar das negociações entre Leona e Blair não serem das mais amigáveis, a ACN acabou sendo comprada por Lucas Pruit (B.J.Novak – participação), proprietário que quer implantar a filosofia do jornalismo cidadão (através de relatos por tweets) e estava disposto a colocar a emissora no topo da audiência.

Outro fato importante nesta jornada do canal de notícias, foi a sua trama que resolveu ir por um caminho mais ousado trazendo um protótipo de Edward Snowden enquanto transformava Neal em um exemplo do jornalismo, um cara que coloca uma notícia importante em frente a sua própria liberdade, o que mostra que seu personagem cresceu assim como Hallie que interpretam dois extremos interessantes da internet, e embora a opinião final fique mais negativa do que o esperado.

capa8

Na trama sobre o Neal, ele precisa sacrificar parte da sua vida pela mera inspiração que Mackenzie causou nele, Will McAvoy, um milionário e líder em seu ramo e também protagonista da série tem cada uma de suas ações durante os 25 episódios da série, feitas apenas para tentar impressionar Mac. Sobre crescimento, vale uma menção também a atriz Olivia Munn, nem Sloan nem Don, o casal mais divertido da série, tem tanto o que fazer nessa temporada, exceto é claro serem o estalo para a morte de certo personagem no penúltimo episódio.

Nem só de temas sérios vive The Newsroom, a parte romântica não deixa a desejar: os desfechos dos relacionamentos estão bem encaminhados desde a segunda temporada, parecendo novela brasileira, a série termina com o casamento dos mocinhos, Will e Mac, o casal Jim (John Gallagher Jr.) e Maggie (Alison Pill) se acertaram nos dois últimos episódios da temporada.

Concluindo… os personagens continuam sensacionais, os diálogos como sempre são brilhantes e a mensagem é mais atual do que nunca, o que é realmente uma pena que The Newsroom tenha acabado, já que a série pode até não ter sido a melhor obra serializada na tv de 2014, mas de certa forma, foi a mais importante e vai deixar um enorme buraco na programação da HBO e da televisão em geral, afinal, como uma série sobre política, jornalismo, questões financeiras e corporativas consegue arrumar tanta polêmica e arrancar lágrimas em um episódio final.

 

Ficha Técnica:

The Newsroom – 2014 (EUA)
Duração: 6 episódios
Gênero: Drama
Roteiro: Aaron Sorkin
Elenco: Jeff Daniels, Emily Mortimer, John Gallagher Jr., Alison Pill, Thomas Sadoski, Dev Patel, Olivia Munn, Chris Messina, B.J.Novak, Kat Dennings, Sam Waterston e Jane Fonda.

 

The-newsroom-01

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui