Confesso que fui ao cinema esperando bem pouco do primeiro longa levando o selo LEGO, porém acabei positivamente surpreendido por um filme igualmente capaz de agradar ao público infantil e também aos adultos.

O filme conta a história de como Emmet, um simples operário sem nada que o distingua dos demais e incapaz de formular um único pensamento original sequer, se transforma no Especial – aquele que salvará todo o mundo do terrível plano do Presidente Negócios.

aventura lego (0)

Apesar do enredo simples, o mais interessante está na subtrama, pois com o passar do tempo vamos percebendo que praticamente tudo no mundo LEGO faz alusão a algo real, que qualquer um que já brincou com as peças pode se identificar. O mais óbvio fica por conta de como somos super criativos na infância, misturando todas as peças possíveis fazemos dinossauros atacar navios piratas e coisas do tipo, mas conforme vamos ficando mais velhos criamos a tendência de ir organizando as coisas de acordo com o padrão já preestabelecido, minimizando os riscos e dando pouco espaço a criatividade.

O mundo em que Emmet vive é totalmente regrado, sem espaço para inovações de qualquer natureza. Da mesma forma, existem outros mundos LEGO (Cowboy, Senhor dos Anéis, Super Heróis, entre outros) onde tais regras são aplicadas, sendo impossível um mundo se misturar diretamente com o outro.

Entretanto, conforme a história progride, vemos que nem sempre foi dessa maneira. Antes tudo era misturado, não havia distinção apenas por serem peças de modelos diferentes, neste tempo existiam os Mestres Construtores –  figuras que conseguiam construir praticamente qualquer coisa com as peças disponíveis, não se limitando aos padrões convencionais.

O Presidente Negócios não suportava tal desordem (com tantos modelos se misturando), por isso ele toma a força todo o controle e separa os mundos. Mas, ainda sim, ele não se dá por satisfeito e bola um plano para colar todos para sempre. E, é isso mesmo! Literalmente colar usando super cola, para não mais haver nenhum tipo de desordem.

aventura lego (2)

Um dos pontos altos do longa são as participações especiais, como Batman, Gandalf, Dumbledore, Mulher-Maravilha, Superman e Lanterna Verde. Todos estes personagens já tiveram versões LEGO, por isso é mais do que justo que eles façam parte deste universo.

Com final bastante inteligente e lembrando, em alguns momentos, Toy Story, “Uma Aventura LEGO” merece ser conferido tanto por ser um filme muito bom, como também por ser capaz de nos trazer um reconfortante sentimento de nostalgia.

Por fim, vale mencionar a hilária música chiclete “Tudo é Incrível”, criada especialmente para o filme e usada como ferramenta de controle pelo Presidente Negócios.

aventura lego (3)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=hHdalxa4w4I]

 

Nota: nota 8(8/10)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui