RIO2C 2020 propõe uma reflexão sobre a década das grandes mudanças

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A terceira edição do maior evento de criatividade e inovação da América Latina se expande e incorpora o mercado editorial e o setor de educação, de 05 a 10 de maio, na Cidade das Artes

 

Voltado a profissionais e entusiastas de tecnologia, ciência, audiovisual, música, mídia e marcas, o Rio2C vem crescendo exponencialmente a cada ano, contemplando novos temas e mercados em sua programação. O conteúdo da conferência, que contou com 1060 palestrantes em 2019, abordará sete temáticas principais: Artes, Mídia e Entretenimento; Cidades do Futuro e o Futuro da Sociedade;

Novo Consumo e Tendências; Energia e Impacto Sócio-ambiental; Educaçāo e Qualificação Profissional; Alimentação, Saúde e Bem Estar; e Transformação das Empresas e Empregos.

Depois de causar impacto econômico de mais de R$ 250 milhões na indústria criativa em sua última edição, o evento acrescenta à programação o setor literário e o de educação. De 05 a 10 de maio, a Cidade das Artes abriga o encontro de algumas das mentes mais inventivas do mundo, entre renomados executivos, pensadores, escritores, cientistas e artistas, que se reúnem para discutir tendências e oportunidades de negócios nos campos do entretenimento e da inovação.

Estão previstas mais de 800 horas de conteúdo, a participação de mais de mil empresas, além de shows, experiências AR/VR, rodadas de negócios, pitchings, oficinas, mentorias e eventos de relacionamento.

“Nosso intuito é que o Rio2C 2020 seja um chamado para que as pessoas se preparem para essa década de grandes mudanças e transformações. Os modelos de negócios existentes estão sendo questionados. Indivíduos e empresas estão sendo forçados a adotar estilos de vida mais eficientes”, acredita Rafael Lazarini, criador do Rio2C.

“Uma nova era de maior responsabilidade social e ambiental torna-se um fator crítico para a tomada de decisões. A capacidade de rápida adaptação se tornará uma habilidade fundamental para a sobrevivência nessa década de transformação digital e a informação passa a ser mais importante do que nunca. Por isso, o Rio2C é um projeto em construção e transformação contínua”, conclui.

 

  • NOVIDADES DO RIO2C 2020

Após o sucesso absoluto de público do BrainSpace e da Casa das Marcas, áreas que estrearam na última edição com foco respectivamente na neurociência e nos novos paradigmas das marcas, o Rio2C 2020 traz novidades no conteúdo e nas opções de credenciais.

  • StoryVillage

Um dos destaques desta edição fica por conta do StoryVillage – o livro além do livro, espaço que pretende lançar um novo olhar acerca do mercado editorial e estimular o diálogo sobre o futuro do setor – que passa por um momento de enorme transformação –, enfatizando a potência e a relevância das narrativas para os mais variados segmentos da indústria criativa.

Responsáveis por cerca de 40% das histórias que dão origem a filmes e séries mundialmente, os livros movimentaram R$ 5 bilhões no mercado brasileiro em 2018, com 350 milhões de exemplares vendidos. Dos 15 mil novos títulos publicados no período, 61,5% foram escritos por autores nacionais.

O StoryVillage oferecerá uma série de iniciativas que proporcionam a realização de novos negócios e incentivam a inovação, como um fórum de ideias, com a participação de autores, ilustradores, editoras, agências e startups nacionais e internacionais; debates sobre as oportunidades que as novas tecnologias trazem para o setor; pitching de histórias literárias para a indústria do audiovisual; e uma área colaborativa para exposições, vendas e apresentações, trazendo para o evento editoras com novas visões de mercado. A curadoria do novo espaço é de Martha Ribas, Ana Paula Costa e Camila Perlingeiro, sócias-fundadoras da mapa.lab.

  • Summit Rio2C Educa

Uma criança que entra hoje no ensino fundamental tem pela frente uma trajetória de 15 a 20 anos nas escolas e universidades. No entanto, estariam elas sendo preparadas, ao terminarem os estudos, para encontrar um mundo bem diferente daquele de quando começaram? É com base nesta pergunta que a atual edição inaugura o Summit Educa, cuja pauta será o futuro da educação sob o ponto de vista de educadores, estudantes,
empreendedores e especialistas da área.

Voltado não só para executivos e gestores do segmento, mas também para startups, produtores de conteúdo e entusiastas do assunto, o novo simpósio – realizado no primeiro dia do evento – permite um mergulho mais profundo em temáticas e novas formas de pensar o futuro da educação. Os assuntos abordados incluem Cidades educadoras; Estudantes visionários; Edutainment; Educação 5.0; Online, um ensino sem fronteiras; Ensino hightech; Neuropedagogia, emoções no controle da aprendizagem; Ensino público transformador; RJ: Educação de vanguarda; Empreendedorismo na educação; Educação inclusiva; Tecnologia assistiva no mundo educacional; Educação nas telas; Representatividade & salas de aula; Educadores visionários. A comunicóloga e autora Rakel Cogliatti assina a curadoria do Summit Educa.

  • Credencial Future

Com o objetivo de incentivar os jovens a fazerem a diferença e mudarem o futuro a partir do presente, o Rio2C lança nesta edição a credencial Future, com valor especial para jovens com idade entre 18 e 25 anos, de modo a estimular a participação desse público no evento. A venda destas credenciais acontece a partir de 01 de fevereiro.

Pré-venda das credenciais

Começa hoje a pré-venda das credenciais com desconto de 40%. Os valores promocionais serão respectivamente R$600 (Creator) e R$750 (Creator+). Enquanto a Creator dá acesso aos três dias de conferência (06 a 08 de maio), a Creator+ garante acesso irrestrito aos seis dias de evento, incluindo o Summit (05 de maio) e a Festivalia (09 e 10 de maio). A prévenda acontece até o dia 31 de janeiro.

Veja mais informações sobre a venda de credenciais em https://www.rio2c.com/tickets.php.

  • FESTIVALIA

No fim de semana, o Rio2C recebe o público em geral com uma série de atrações. A programação inclui shows de música, performances, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa, lançamentos de produtos e encontros nos bastidores dos fãs com seus ídolos, além de uma imersão no mundo da realidade virtual em que serão exibidos conteúdos produzidos pelos mais importantes estúdios do mundo.

O novo espaço dedicado ao mundo editorial, por sua vez, irá concentrar atrações para o público jovem e de universitários, como bate-papos com autores, escape room literário, área de audiobooks e podcasts, realidade aumentada, jogos de tabuleiro, oficinas e encontros com escritores e produtores de conteúdo, entre outras.

  • EXPO

Lançada na última edição do evento, a EXPO é um espaço de conteúdo e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das Artes com temas fundamentais sobre audiovisual, inovação e música. O local conta ainda com uma programação exclusiva de games, workshops e painéis que dissecam o mercado desde a concepção de um jogo eletrônico até os desafios de pós-produção. Além de conteúdo, o espaço oferece alguns domos com experiências de realidade virtual e aumentada.

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