O novo filme do Superman está perto de estrear e pode, quem sabe, dar uma repaginada no herói e fazê-lo ressurgir para a indústria do cinema. Mas, para termos um bom filme de super-herói é quase sempre imprescindível um vilão a altura, e neste novo longa isso não faltará! O General Zod pode não ser o mais famoso dos inimigos do Homem de Aço, entretanto é definitivamente uma das figuras mais emblemáticas na mitologia do herói.
- Origem
A primeira aparição do personagem se deu em abril de 1961 na HQ Adventure Comics #283. Dru-Zod era o general encarregado das forças militares de Kripton.
Ele conheceu o Jor-El (pai verdadeiro de Kal-El/Clark Kent) quando este era ainda um cientista aspirante. Um tanto quanto megalomaníaco, tentou tomar o controle de Kripton utilizando androides duplicatas suas quando o programa espacial foi abolido depois da lua inabitada Wegthor ser destruída.
Seu complô falhou e acabou sentenciado a 40 anos de exílio na Zona Fantasma. Acabou sendo libertado pelo Superboy quando sua sentença chegou ao fim, porém tentou conquistar a Terra com os poderes adquiridos pelo Sol, sendo vencido pelo mesmo Superboy.
Em meados dos anos 80 tivemos a Crise nas Infinitas Terras, esse evento foi a tentativa da DC de extinguir o multiverso (diversas Terras paralelas situando diferentes versões de seus personagens) e unificar tudo. Após a Crise, tentaram apresentar novas versões de Zod, mas sempre vindo de fora da realidade predominante.
O General Zod foi oficialmente reintroduzido no arco O Último Filho, escrito por Geoff Johns e Richard Donner (diretor de Superman e Superman II). A história do personagem é parecida com a dos dois primeiros filmes do Super, tendo sido condenado a Zona Fantasma, ao lado de Ursa e Non.
Neste arco, publicado entre 2006 e 2008, Zod e sua mulher Ursa se rebelam contra o regime autoritarista vigente em Kripton, mas acabam se tornando criminosos sedentos por poder. O Governo sentencia o trio a morte, contudo Jor-El intercede e sugere a prisão na Zona Fantasma, a ideia é aceita com Jor-El se responsabilizando sobre os mesmos. Na Zona Fantasma Zod e Ursa acabam tendo um filho imune a seus efeitos, com isso acabam sendo capazes de escapar.
Com os Novos 52, a DC voltou a origem de vários de seus persongens (foi uma espécie de apertar do botão reset) e tivemos a oportunidade de ver Zod em um flashback da destruição de Kripton. Durante esse evento, ele estava confinado na Zona Fantasma.
- Outras Mídias
Zod já apareceu na série Smallville (como uma versão mais jovem, um clone do verdadeiro), na animação Liga da Justiça Sem Limites e também nos dois primeiros filmes do Superman (na versão mais famosa do personagem).
Em Superman e Superman II o ator Terence Stamp interpreta o General que escapou da destruição de Kripton por estar confinado na Zona Fantasma (condenado por Jor-El pelo crime de insurreição). Ele escapa da prisão após uma onda de choque gerada por uma bomba de hidrogênio, lançada no espaço pelo Superman, afetar a Zona Fantasma.
- Poderes
Como todos os kriptonianos, Zod ganha inúmeros poderes devido ao Sol, possuindo basicamente as mesmas habilidades do Super-Homem (super-velocidade, visão de calor, invulnerabilidade, pode voar, etc.). Entretanto, ele possui um elevado treinamento de combate e também em táticas de guerra.
[…] das repercussões dos acontecimentos de Homem de Aço, onde Superman teve que enfrentar General Zod afim de salvar o planeta de uma iminente destruição. Contudo, os efeitos colaterais da batalha […]