Com o fim da quarta temporada de Game Of Thrones pudemos notar que algumas alterações mais significativas em relação aos livros (se você ainda não sabe, o seriado é uma adaptação da série literária ‘As Crônicas de Gelo e Fogo), mas será que essas mudanças continuarão na quinta temporada?
Em entrevista ao THR pouco antes do último episódio da quarta temporada ir ao ar, os criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, comentaram sobre o assunto. Wess começou a com a seguinte declaração: “Nós evitamos falar sobre o que está por vir em futuras temporadas, especialmente ainda com a atual no ar. E, ainda nem terminamos de escrever as próximas temporadas. Na verdade, eu provavelmente deveria estar fazendo isso agora. Os livros são a razão de estarmos fazendo isso, eles servem como nosso mapa e servem de guia para nosso destino. Mas, existem diferentes maneiras de se chegar a esses destinos e algumas são mais apropriadas para série do que outras… E, estou perdendo completamente o fio da meada com esse metáfora, não é mesmo? Sim, não tenho ideia de onde estou indo com isso, destino desconhecido.”
Vindo ao resgate Wes, Benioff complementou sua ideia: “Embora seja bom ouvir que as cenas foram recebidas de forma positiva pelos fãs, nos mantemos longe dos fóruns desde a primeira temporada. Nós mencionamos as pílulas anti-ansiedade? Temos que fazer um show que tenha sucesso em seus próprios termos, e, por vezes, isso significa desviar-nos dos livros. Algumas pessoas vão ficar chateadas por isso. Algumas pessoas vão gostar. Obviamente esperamos mais pela última hipótese, mas se sempre escrever uma cena (ou evitar escrever uma cena ) porque temos medo de chatear alguém de fora, estaremos perdidos. Quanto a quinta temporada, ainda estamos tentando descobrir como podemos bancar tudo o que queremos fazer. Há algumas sequencias que são absolutamente terríveis do ponto de vista de produção.”
A partir deste ponto o texto contém spoilers relacionados à série Game Of Thrones e aos livros As Crônicas de Gelo e Fogo. Listei duas mudanças muito discutidas nesta temporada, sendo que uma delas sequer foi confirmada:
Coração de Pedra
Certamente, um dos personagens mais esperados para esta temporada foi Coração de Pedra, que na verdade é Catelyn Stark ressuscitada. Nos livros, Beric Dondarrion, diversas vezes trazido de volta a vida por Thoros de Myr (um sacerdote vermelho, cuja religião é a mesma de Melissandre), é quem dá sua vida e traz de volta a matriarca dos Stark.
Na série, até o momento não vimos a personagem, que é relativamente importante no arco de Brienne, uma vez que a captura e a relembra de seu juramento. Além disso, também passa a liderar a Irmandade Sem Bandeiras e inicia sua vingança contra os Frey.
Uma das razões mencionadas pelo diretor Alex Graves para não trazer a personagem neste temporada foram: sua pequena participação, a falta de tempo em inserir mais uma narrativa e também o desperdício que seria trazer Michelle Fairley para um papel tão pequeno.
Aliás, um dos rumores é que Talisa, esposa de Robb, é quem poderia ser ressuscitada no lugar de Catelyn. Bom, isso tem gerado grande rebuliço entre os fãs… Mas, particularmente, não tenho nada contra e acho que não afetaria de forma significante a história, mantendo-a, ainda sim, próxima dos livros.
Sansa e Mindinho
Até o momento, nos livros, Sansa ainda se passa como, Alayne, sobrinha de Petyr, que pretende casá-la com um possível herdeiro do Vale.
O fato de, na série, ter revelado ser Sansa Stark a coloca em posição de igualdade com Mindinho, principalmente no que diz respeito aos Lordes do Vale, que vêm os Lannisters como responsáveis pela morte de Jon Arryn e seguiram os Starks na Rebelião de Robert.
Esta, certamente é uma das mudanças mais bruscas e, em minha humilde opinião, pode causar um distanciamento um pouco maior entre seriado e livros.
Tivemos também algumas outras pequenas alterações, como Brienne encontrando Arya e Cão de Caça, Bran cruzando com Jon Snow, entre mais algumas coisas, porém nada afetou o destino destes personagens logo a seguir.
A verdade é que os produtores têm os livros como guia, mas nada além disso. Obviamente livros e seriado irão se encontrar em diversos momentos, mas por serem mídias diferentes e com custos diferentes, como deixou claro Benioff, podemos esperar por mais mudanças, embora, acredite, que dificilmente será algo muito significativo.
Agora, só resta esperar pela próxima temporada, ou, quem sabe, George R. R. Martin resolva nos agraciar com o sexto livro das Crônicas de Gelo e Fogo antes.
[…] Quem lê As Crônicas de Gelo e Fogo e também assiste à série Game Of Thrones com certeza já deve ter percebido que atualmente o seriado está muito perto da história dos livros. Como o autor George R.R. Martin ainda não finalizou o sexto livro, a partir desta quinta temporada começaremos a ter um certo distanciamento entre as duas obras. […]