O filme que encerra a trilogia de O Hobbit ganhou um novo título: A Batalha dos Cinco Exércitos (The Battle of the Five Armies). Vale lembrar que o título original era Lá e de Volta Outra Vez (There and Back Again).
O próprio Peter Jackson confirmou e explicou a razão da mudança em sua página no facebook:
Nossa jornada para fazer a trilogia O Hobbit tem sido de certa forma como a de Bilbo, com caminhos escondidos revelando seus segredos para nós conforme seguimos adiante. “Lá e de Volta Outra Vez” me pareceu o nome certo para o segundo de uma narrativa cinematográfica de dois filmes sobre a busca para recuperar Erebor, quando temos a chegada de Bilbo lá e a partida, ambos foram contidos dentro do segundo filme. Mas, com três filmes, de repente a ideia me pareceu deslocada , afinal, Bilbo já chegou “lá” em “A Desolação de Smaug”.
Quando nós fizemos a viagem de estreia no ano passado, eu tive uma conversa tranquila com o estúdio sobre a idéia de revisitar o título. Decidimos manter a mente aberta até que um corte do filme estava pronto para olhar. Chegamos a esse ponto na semana passada, e depois de ver o filme todos nós concordamos que agora não é um título completamente apropriado.
E assim chegamos em: “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”.
Como o professor Tolkien pretendia, “Lá e de Volta Outra Vez” abrange toda a aventura de Bilbo , por isso não se surpreenda se você vê-lo usado em um futuro box- set de todos os três filmes.
Antes disso no entanto, temos um filme para terminar e muito a compartilhar com você. Tem sido um tempo de silêncio para nós – Jabez e eu estamos felizes terminando a edição de longe numa caverna escura em Wellington , mas esses dias felizes estão rapidamente chegando ao fim. Em breve será hora de pisar na luz. Espere para ver e ouvir muito sobre O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos nos próximos meses .
E há também O Hobbit: A Desolação de Smaug edição prolongada, que estamos em fase de acabamentos, com mais de 25 minutos de cenas novas, todos marcados com a música original composta por Howard Shore.
Vai ser um ano divertido! – Peter Jackson