O Homem-Aranha certamente é o personagem mais popular da Marvel, também fazendo parte da chamada Santa Trindade dos heróis (aqueles que são os mais famosos e reconhecidos mundialmente), que incluem também Superman e Batman.
Como não podia deixar de ser, todo grande herói possui notáveis inimigos e no Universo Marvel ninguém possui uma galeria de vilões mais icônica do que o Cabeça de Teia, com alguns dos antagonistas mais conhecidos da história dos quadrinhos.
Caso você discorde da lista, achando que falou alguém, fiquei livre para expressar sua opinião nos comentários e dizer qual seria sua lista, ou quem também poderia ter entrado.
Sem perder mais tempo, vamos àqueles que considero os 10 maiores vilões do Homem-Aranha:
10 – Morlun
Na década de 90 os quadrinhos do Aranha enfrentaram um período negro tanto em termos de história, quanto nas vendas. Tudo isso aconteceu devido a polêmica Saga dos Clones, que afetou a continuidade da história de um modo que incomodou profundamente a maior parte dos fãs.
Colocar as histórias do heróis de volta ao eixo foi a tarefa d0 roteirista J Michael Straczynski e do artista John Romita Jr. Os dois deram conta do recado com a saga De Volta Ao Lar (junho de 2001), responsável por introduzir o vilão Morlun e nos presentear com uma das mais épicas batalhas já vistas nos quadrinhos do Cabeça de Teia.
Para os que não estão tão familiarizados, Morlun é um ser secular que sobrevive absorvendo a força vital de suas vítimas, tendo como alvos aqueles indivíduos dotados de poderes característicos de animais. A extensão total de seus poderes é desconhecida.
09 – Lagarto
Introduzido na mitologia do Aranha em The Amazing Spider-Man #6 (novembro de 1963), o Doutor Curt Connors é um biocientista que se especializou na pesquisa de répteis, visando principalmente replicar sua habilidade de regenerar membros. Tal pesquisa foi, em grande parte, motivada pela perda de seu braço.
Após testar a fórmula em si mesmo, Connors sofre sérios efeitos colaterais e acaba se transformando no Lagarto. O vilão, assim como seu alterego, são personagens recorrente nas HQs do Aranha e a isso deve-se sua grande popularidade.
Recentemente pudemos ver mais uma versão do Lagarto/Curt Connors, mas dessa vez nas telas do cinema em O Espetacular Homem-Aranha, com o ator Rhys Ifans dando vida ao personagem que foi o principal antagonista do longa.
08 – Mysterio
Teve sua primeira aparição em The Amazing Spider-Man #13 (junho de 1964), sendo um dos mais antigos antagonistas das histórias de Peter Parker, Mysterio, cuja verdadeira identidade é Quentin Beck, era um dublê especialista em efeitos especiais.
A apresentação do personagem foi uma das mais interessantes que já li, pois Quentin, que se voltou para o crime após perder seu emprego, usou de suas habilidade para imitar os poderes do Homem-Aranha e praticou diversos crimes usando de sua imagem, algo que serviu para que nosso herói fosse ainda mais perseguido por J. J. Jameson.
Bastante inteligente e inventivo na elaboração de seus planos, Mysterio foi por muitas vezes uma tremenda pedra no sapato do Aranha. Apesar de Quentin ter sido o primeiro a usar a alcunha do vilão, ele não foi o único, porém foi certamente o mais icônico.
07 – Rei do Crime
Fomos inicialmente apresentados ao personagem foi em The Amazing Spider-Man #50 (julho de 1967). Wilson Fisk, mais conhecido por sua alcunha de Rei do Crime, é um dos mais poderosos chefões do crime organizado, daí seu apelido.
Chegou ao topo do mundo do crime ao assassinar o antigo chefão, do qual era braço direito, e exatamente por isso se recusa a confiar em qualquer um. Publicamente passa a imagem de um legítimo homem de negócios, inclusive doando dinheiro para causas humanitárias.
É um vilões mais influentes do Universo Marvel, tendo um conturbado envolvimento com a organização HYDRA, e também é um notório adversário de outros dois grandes heróis: Demolidor e Justiceiro.
Na série animada dos anos 90 o Rei do Crime pode muito bem ser considerado o maior vilão, uma vez que boa parte das tramas circulava em torno do personagem, que também possuía diversos outros vilões conhecidos como seus lacaios.
06 – Duende Macabro
Diversos personagens já se utilizaram da identidade de Duende Macabro, porém, certamente, o mais marcante foi o estilista bilionário Roderick Kingsley.
Kingsley descobriu diversos dos esconderijos de Norman Osbron e passou a nutrir uma obsessão por aquele que era o Duende Verde, a partir daí nasceu o primeiro Duende Macabro.
O personagem surgiu em The Amazing Spider-Man #238 (março de 1983), e um dos grandes atrativos em torno dele era descobrir sua identidade secreta, que perdurou por bastante tempo, somente sendo revelada em The Amazing Spider-Man #289.
05 – Carnificina
Se não é o maior vilão do Aranha, com certeza é o mais aterrorizante e psicótico. Com a primeira aparição em The Amazing Spider-Man#344 (março de 1991), o Carnificina é a união entre o simbionte e Cletus Kassady.
Dessa vez o hospedeiro do simbionte não podia ser alguém pior, Kassady já demonstrava desde a infância que era um psicopata, torturando e matando animais. Ainda nessa fase da vida sua mãe, percebendo esse seu lado, tentou matá-lo, mas foi impedida por seu pai que acabou espancando-a até a morte, ou seja se ali já havia tendência psicopata isso foi multiplicado por todo o incidente. Kassady testemunhou dizendo que seu pai matou a mãe sem nenhum motivo, com isso condenou-o a morte.
Adulto Cletus tornou-se um serial killer, que justificava seus atos dizendo que o mundo era caótico, portanto deveria agir contra qualquer tipo de lei e ordem trazendo a tona aquilo que era a verdadeira faceta do universo.
Cletus acabou sendo preso e teve como companheiro de cela Eddie Brock (o Venom original). O simbionte que fez de Eddie o famoso Venom foi atrás de Eddie para se fundirem novamente, porém uma pequena parte ficou para trás, na verdade tratava-se de uma espécie de cria do simbionte alienígena, e esta fundiu-se com Cletus dando origem ao Carnificina.
Toda a instabilidade mental e natureza violenta de Cletus foram amplificadas, fazendo do Carnificina um dos mais mortais inimigos do Homem-Aranha.
04 – Kraven
Um dos poucos vilões que pode se vangloriar de realmente ter vencido o Aranha. Kraven, cujo verdadeiro nome é Sergei Kravinoff, foi introduzido nas HQs em The Amazing Spider-Man #15 (agosto de 1964).
Membro de uma aristocrata família russa que abandonou o país após a Revolução Socialista, Kraven dedicou grande parte de sua fortuna para se tornar o maior caçador do mundo, vivendo inclusive por muito tempo no Continente Africano afim de caçar as maiores feras conhecidas pelo homem.
O Caçador viu na existência do Homem-Aranha o grande desafio de sua vida. Após ser derrotado inúmeras, investe tudo para sobrepujar seu rival e vemos isso na Saga A Última Caçada de Kraven (obra lançada em 1987 roteirizada por J M DeMatteis e Bob McLeod contando a excelente narrativa visual do artista Mike Zeck), que é considerada até hoje como uma das melhores histórias do Homem-Aranha, quebrando o paradigma de herói invencível e nos dando um vislumbre da psique do vilão.
03 – Venom
Certamente um dos mais famosos vilões que já cruzaram o caminho do nosso herói, especialmente pela geração que começou a acompanhar os quadrinhos nos anos 80. Surgiu em The Amazing Spider-Man #252 (maio de 1984) e consiste na união do simbionte alienígena, que Peter Parker trouxe consigo resquício do batalha travada durante as Guerras Secretas, com Eddie Brock.
Eddie era um jornalista do Clarim Diário que forjou uma matéria com o temido Devorador de Pecados. Por essa matéria Brock acabou premiado, contudo tudo não passou de uma farsa que veio a público quando o Homem-Aranha derrotou o verdadeiro Devorador de Pecados.
Tal fato instigou em Eddie verdadeiro ódio contra o Aranha, fazendo a grande motivação de sua vida acabar com o herói. Mas, foi somente por um acaso do destino que ele ganhou o instrumento necessário para sua vingança, o simbionte. Quando Peter conseguiu se separar do ser alienígena, numa Igreja utilizando-se das badaladas dos sinos (a fraqueza do simbionte era o som), o repórter estava na mesma Igreja rezando, pois pensava em suicidar-se, e tornou-se o novo hospedeiro do simbionte alienígena.
Durante boa parte dos anos 80 e 90, Venom foi o mais notório vilão das HQs do Homem-Aranha. Teve também presença marcante na série animada dos anos 90 e no filme Homem-Aranha 3, quando o ator Topher Grace interpretando o papel.
02 – Dr. Octopus
O Doutor Otto Octavius deu as caras em The Amazing Spider-Man #3 (julho de 1963), sendo um dos mais antigos rivais do Homem-Aranha. Sem dúvida uma das maiores mentes do Universo Marvel, o Octavius era um renomado físico nuclear que devido a um terrível acidente teve o conjunto de tentáculos biônicos, utilizados para manipular o material radioativo, fundido em seu corpo.
Ao fundir os tentáculos ao corpo, de modo a controlá-los através do pensamento, ele também acabou deturpando sua própria mente. Com isso, começaram a surgir os pensamentos megalomaníacos e os consequentes embates com o Cabeça de Teia. Foi ele o primeiro vilão a vencer o Homem-Aranha e também o idealizado do famoso grupo de vilões conhecido como o Sexteto Sinistro.
Ao longo de tantos ano nos quadrinhos, algumas das passagens mais marcantes do Dr. Octupus foram o seu quase casamento com a Tia May e, mais recentemente, a troca de corpos com Peter Parker, que deu origem a polêmica HQ Homem-Aranha Superior.
Otto ocupou o lugar de Homem-Aranha durante algum tempo, ao roubar para si o corpo de Peter. Porém, nosso herói mostrou diversas passagens de sua vida que fizeram-no ajudar as pessoas, e isso foi suficiente para dar senso de responsabilidade ao vilão que, à sua forma cruel, começou a atuar como Homem-Aranha.
Nos cinemas o personagem foi o principal vilão em Homem-Aranha 2, vivido pelo ator Alfred Molina.
01- Duende Verde
Certamente o primeiro lugar já devia ser esperado por todos e não tinha como ser diferente. O Duende Verde é o maior, mais perigoso e terrível vilão que já cruzou o caminho do Homem-Aranha.
A primeira aparição do vilão foi em The Amazing Spider-Man #14 (julho de 1964) e de lá pra cá há muita história para ser contada. Em primeiro lugar, vale dizer que mais de uma pessoa já vestiu o manto de Duende Verde, mas um certamente teve maior destaque: Norman Osborn.
Norman é o pai de Harry, melhor amigo de Peter, e sócio-fundador da gigantesca empresa Oscorp. Ele passou a atuar sob a alcunha de Duende Verde após tomar um soro para melhorar suas capacidades físicas e intelectuais, contudo o soro mexeu com sua psique levando-o a insanidade.
Foi o primeiro vilão a descobrir a verdadeira identidade do Aranha, transformando sua vida num verdadeiro inferno, visando sempre atingir pessoas próximas a Peter. Numa dessas investidas o Duende acaba sendo responsável direto pela morte da namorada de Parker, Gwen Stacy.
Harry Osborn como vilão acontece após o confronto entre seu pai e o Homem-Aranha, resultando na morte do primeiro. Secretamente Harry presencia o conflito e passa a considerar o Aranha como responsável pelo fim de seu pai, com isso em mente ele decide assumir a identidade de Duende e jura vingança. Ele acaba morrendo vítima de um novo soro pra melhorar ainda mais suas habilidades. Mais tarde é ressuscitado graças a maquinações de Mefisto.
Nos cinemas Norman foi interpretado por Willem Dafoe em Homem-Aranha e Chris Cooper em O Espetacular Homem-Aranha 2. Já Harry Osborn foi vivido por James Franco na trilogia Homem-Aranha e Dane DeHaan em O Espetacular Homem-Aranha 2.
Muito bom! Só faltou o Morbiu, que tbm é um dos maiores vilões do Aranha.
Da onde?
Morbiu não, Morbius. (corrigindo do comentário anterior)
Faltou Chacal, homem-areia e abutre…
Realmente ficou faltando gente aí, mas como foi limitado a 10, alguns descartes foram necessários. Desses, o Chacal foi quem chegou mais perto de entrar na minha lista.
É, faltou mais um personagem que na minha opinião é um dos melhores…Escorpião..
Certamente o venon,é o mais perigoso de todos.
Não.
Só não incluo o Rhino nesta lista porque até a polícia prende ele! kkkkkk
[…] ator J.K. Simmons, conhecido por ter vivido o editor J. Jonah Jameson na primeira trilogia do Homem-Aranha para os cinemas se junta ao elenco de Liga da Justiça – Parte […]
[…] ator J.K. Simmons, conhecido por ter vivido o editor J. Jonah Jameson na primeira trilogia do Homem-Aranha para os cinemas se junta ao elenco de Liga da Justiça – Parte […]
Carnificina em quinto? Morlun? Tá zoando né? Cade o Electro? Escorpião?