Antes de começar, quero dizer que não adianta espernear, ficar bravo ou qualquer coisa do tipo. Os rankings vão refletir a opinião dos resenhistas do site, mas sintam-se a vontade para debater e citar filmes que vocês mesmos incluiriam na lista, ou coloquem suas próprias listas. Nossa intenção é fomentar o assunto em questão.

Como o Halloween está chegando, acho que seria bastante adequado iniciar com um Top 10 dos melhores filmes de terror. Não pretendo dar sinopses sobre os filmes ou grande spoilers, irei me focar no que me fez colocar os filmes no ranking.

Agora, sem mais delongas, vamos ao ranking:

 

 10 – Rec (Rec – 2007)

rec

Esse filme espanhol foi filmado lembrando um documentário, dando a ideia de que as ações realmente ocorreram, algo que ficou bastante popular em “A Bruxa de Blair”, porém aqui tudo funciona de muito melhor. Ademais, o filme sai de uma situação comum para algo extraor

dinário e aterrador, similar ao que ocorre em “Abismo do Medo”.

Grande parte do filme se passa num pequeno prédio que é posto de quarentena (daí o título da versão americana). Portanto, a sensação claustrofóbica e de impotência te acompanha durante quase todo o longa.

 

09 – Halloween – A Noite do Terror (Halloween – 1977)

halloween-michael-myers

Michael Myers!!! Precisa falar mais alguma coisa??

Simplesmente foi o filme que popularizou o gênero “slasher” (onde um assassino serial persegue e mata diversas vítimas), o primeiro grande sucesso do diretor John Carpenter e a estréia de Jamie Lee Curtis nas telonas. Não bastasse isso tudo, logo no início do filme vemos que nosso vilão (mostrado inicialmente aos seis anos de idade, o que torna tudo ainda mais perturbador) é vazio, não aconteceu nada, não houve nenhum grande trauma que o levasse a agir daquela forma. Difícil pensar em algo mais aterrorizante.

Ouso dizer que se Halloween não existisse, dificilmente veríamos outros clássicos assassinos em série das telonas, como Freedy e Jason.

 

08 – O Enigma de Outro Mundo (The Thing – 1982)

the-thing

Dirigido por John Carpenter (mais uma vez ele), um dos maiores mestres do gênero, esse filme é uma aula de cinema de terror e suspense.

Para início de conversa, o filme já abre com um acontecimento um tanto quanto estranho (um homem tentando a todo custo matar um cão, sequer se importando se isso irá lhe custar, ou não, a vida). Essa dúvida e o fato do filme se passar numa base na Antarctica criam a atmosfera de suspense perfeita. Além disso, ao contrário de boa parte dos filmes desta lista, o vilão não tem uma forma definida, podendo ser qualquer um, o que proporciona uma dose extra de tensão para quem está assistindo.

 

07 – Uma Noite Alucinante 2 (Evil Dead 2 – 1987)

evildead2-banner

Por que Evil Dead 2 e não o 1? Simplesmente porque o segundo filme recapitula parte da história do primeiro e segue adiante na mitologia da franquia. Como considero as situações desse filme mais aterrorizantes e com um toque extra de humor negro, optei por colocá-lo, ao invés do original.

Esse filme, que mescla com maestria o terror tradicional com boa dose de humor negro, apresentou o grande talento do diretor Sam Raimi, com suas tomadas de câmera em primeira pessoa e os closes rápidos, elementos muito presentes em seus filmes. Mas, no caminho oposto a maioria dos filmes dessa lista, que nos apresentou grandes vilões, Evil Dead nos proporcionou o protagonista e herói mais carismático da história dos filmes de terror: Ash Williams

 

06 – O Exorcista (The Exorcist – 1973)

exorcist

Tive o prazer de assistir ao filme no cinema, na época em que foi relançado em edição remasterizada.

Sempre achei que as pessoas exageravam a respeito deste filme, que não tinha como ser assim tão assustador. Mas, vendo no cinema e, principalmente, ficando atento às reações das pessoas, pude perceber seu efeito. Afinal de contas, a situação é desesperadora e o assunto é um tanto quanto controverso.

Os efeitos do filme ainda foram maximizados por ter sido exibido em 1973, uma época em que a sociedade era muito mais conservadora no que diz respeito à religião (apesar de já ter iniciado uma caminhada ruma a uma direção mais liberal).

 

05 – Extermínio (28 Days Later – 2002)

Não podia faltar um clássico filme de zumbis na lista! Então, nada melhor que colocar o melhor de todos (não adianta discutir, a lista é minha! hahahaha).

A proposta do filme é tão espetacular que Robert Kirkman usou praticamente o mesmo para sua excepcional HQ (Walking Dead). Imagine você ter entrado num coma com o mundo do jeito que é hoje, mas quando acorda tudo está tomado por zumbis! Pois é… É assim que somos introduzidos no cenário pós-apocalíptico criado pelo diretor Danny Boyle, no qual um vírus é responsável pela extinção de grande parte da humanidade.

 

 04 – O Chamado (The Ring – 2002)

Antes de dirigir de ir para o Caribe dirigir Piratas, Gore Verbinski nos presenteou com essa ótima refilmagem de um terror japonês. Já imaginou assistir uma fita de vídeo e morrer 7 dias depois, só porque você a assistiu?? Essa é a premissa do filme… Não importa onde você esteja, ou o que quer que faça, uma vez tendo assistido ao vídeo, seu destino estará fadado.

Não bastando ser assustador, o filme ainda tem o mérito de ter sido lançado uma época em que os filmes de terror estavam meio em baixa, e foi responsável por revitalizar e impulsionar o gênero.

Fiquei aqui pensando se colocaria o original ou o remake Americano na lista. Apesar de gostar do original e dos méritos de ter sido o precursor, prefiro o remake. As atuações me convencem mais, assim como a própria estética do diretor.

 

 

03 – A Hora do Pesadelo (A Nightmare On Elm Street – 1984)

Freddy-Krueger_

Pra mim, a maior criação de Wes Craven e o filme que possui o personagem mais icônico dentre todos inclusos nesta lista (e olha que são muitos!). Claro que estou me referindo a Freddy Krueger!

Não existe nenhum momento em que estamos tão vulneráveis como quando estamos dormindo. Porém, a vulnerabilidade neste caso é elevada à sétima potência! Afinal, o grande vilão é um assassino que surge somente em nossos sonhos e, querendo ou não, todos precisamos dormir.

 

 

02 – O Iluminado (The Shining – 1980)

Adaptação de um livro homônimo de Stephen King e um dos melhores e mais reconhecidos trabalhos do diretor Stanley Kubrick, que contou uma das atuações mais memoráveis e marcantes da história do cinema, com Jack Nicholson interpretando um pai atormentado pelos espíritos de um Hotel isolado (o qual ele foi contratado para cuidar durante o inverno).

Este filme é exatamente o caso de “o inimigo está ao lado”, pois o maior perigo é aquele deveria ser o protetor da família.

Um dos pontos fortes do filme é o paralelo que o diretor (se utilizando do material de Stephen King) utiliza entre a influência sofrida pelo Hotel e os próprios demônios pessoais que afligem o personagem de Nicholson.

Apesar, de considerar o filme uma obra-prima, existem certas diferenças e prefiro o final do livro. Por isso, indico, para quem tiver a oportunidade, que leiam o livro e também vejam o filme.

 

01 – Psicose (Psycho – 1960)

A grande obra prima de Alfred Hitchcock, definitivamente não poderia faltar nessa lista.

Pode-se dizer que os finais com grandes reviravoltas nunca mais foram os mesmos a partir deste filme. Mas, Psicose não pode ser resumido somente ao seu final. Afinal de contas, temos também uma das trilhas sonoras mais famosas de todos os tempos e um dos personagens mais sombrios e perturbados já apresentados nas telas: Norman Bates. Ao juntarmos tudo isso, fica fácil entender porque o filme concorreu a quatro Oscars, quebrando o estigma de que filmes de terror não eram indicados, e difícil colocar Psicose em qualquer outro lugar que não este.

3 COMENTÁRIOS

  1. Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (TrafegoParaSite.com.br) e Cadastre-se
    Grátis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui